PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Fundação Arquivo e Memória de Santos lança projeto “Voz dos Imigrantes”

O Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória lançará na sexta-feira (14), o projeto ‘Voz dos Imigrantes – Portugal’, a partir das 20 horas no Salão Camoniano do Centro Cultural Português (Rua Amador Bueno, 188, Centro, Santos). O projeto visa entrevistar imigrantes dos grupos mais representativos de Santos. O maior na Cidade foi sempre o dos portugueses, seguido pelos espanhóis e, em menor número, italianos, sírio-libaneses e japoneses. Serão incluídos os afrodescendentes pela notável importância histórica e social no Município.

Entre 2018 e 2019, serão realizadas entrevistas com imigrantes portugueses ou seus descendentes, selecionados através de pesquisa e indicação das próprias comunidades portuguesas. Serão realizadas no Centro Português de Santos e no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte), instituição parceira do Programa Memória – História Oral.

No evento de lançamento da ação, haverá a participação do Coro Cênico Céu da Boca, da Secretaria de Educação, que apresentará o espetáculo ‘Todas as noites ouço que gemem as águas’, inspirado na literatura portuguesa e com direção de Iva Passos.

Semana

Em setembro de 2019, durante a Semana da Memória – História Oral de Santos, será realizada a solenidade para que os entrevistados e autoridades que têm relação com o Programa Memória – História Oral recebam homenagens e uma lembrança.

Serão realizadas, ainda, palestras e cursos sobre o tema “Memória e História Oral”, em parceria com universidades da região. Elas acontecerão no auditório da Fundação Arquivo e Memória de Santos e nas próprias universidades parceiras.

O programa

O Programa Memória – História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, foi criado em 2004 e já entrevistou mais de 300 pessoas que tiveram uma participação efetiva nas vidas artística, cultural, política, social e esportiva da Cidade. O objetivo é preservar a história e memória de Santos.