PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Funcionários e usuários do Poupatempo de Santos reclamam da falta de sistema de ar condicionado

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (SINDSERV), o problema é antigo e já foi noticiado várias vezes na imprensa local. “A situação já se transformou numa verdadeira novela de muito mau gosto”, afirmou a reclamação.   

 

Foto: Divulgação

Por Vinícius Farias

Os funcionários e usuários do Poupatempo de Santos fizeram reclamações a reportagem da Mais Santos, sobre a falta de sistema de ar condicionado. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (SINDSERV), o problema é antigo e já foi noticiado várias vezes na imprensa local. “A situação já se transformou numa verdadeira novela de muito mau gosto”, afirmou a reclamação.

Segundo o SINDSERV, o problema já vem desde 2020. “Nas estações mais quentes do ano, as altas temperaturas pioram ainda mais as condições de trabalho. No último verão, os servidores municipais alocados nos guichês da Prefeitura dentro do Poupatempo junto com o Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (SINDSERV) se movimentaram para cobrar do Governo a diminuição da carga horária de trabalho sem redução salarial, até que a climatização seja resolvida”.

O sindicato também informou, que há cinco meses foram feitas promessas de troca de equipamentos, mas nada mudou.

Uma das exigências deles também, é a volta da redução da carga horária dos funcionários, que já havia sido concedida, mas voltou ao normal. O sindicato pede que seja mantida a redução da carga horária até que o sistema de ar condicionado volte a funcionar.

Respostas

A Reportagem procurou o Poupatempo, que em nota informou, que a reforma dos equipamentos do ar condicionado da unidade de Santos será concluída até outubro.

A Reportagem também procurou a Prefeitura de Santos, que em nota, informou, que a responsabilidade da manutenção do Poupatempo é do é do Governo do Estado de São Paulo, através da Prodesp.

A administração municipal vem atuando de forma insistente junto à Prodesp para resolução do problema crônico do ar condicionado, que afeta todos os servidores estaduais, municipais e cidadãos.

A pasta foi informada sobre a modificada na licitação estadual, que pretendia a contratação de empresa para manutenção em todas as unidades do Estado, passando para cada unidade.

Segundo a prefeitura, no último dia 20 de junho, iniciou-se a  adjudicação e o trâmite do processo licitatório. A estimativa da conclusão dos trabalhos deve ocorrer, no máximo, até final de novembro deste ano. A nota diz ainda, que no período mais crítico do verão para minimizar os efeitos do calor,  foram ofertados 15 ventiladores para o espaço municipal e a Prodesp disponibilizou 3 aparelhos de ar condicionados splits para o setor de triagem e 8 climatizadores, e atendeu o pedido de  diminuição da jornada dos  servidores municipais.

Considerando a chegada do inverno, a secretaria municipal avalia a redução da jornada como inoportuna, já que nos demais serviços oferecidos na unidade do Poupatempo (DETRAN, SABESP etc.) não houve redução de jornada de qualquer servidor.

A Prefeitura conclui dizendo, que nesse sentido, se faz necessário retomar as atividades presenciais de forma plena, voltando a oferecer aos cidadãos os serviços municipais no horário de funcionamento regular da unidade do Poupatempo. A decisão de retomada é valida desde o último dia 03 de julho.