PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Feira de Orgânicos retorna e promove nova edição neste domingo em Santos

Da Redação

O vento e a chuva não foram obstáculos para os clientes fiéis da Feira de Orgânicos de Santos, que não deixaram de conferir a primeira edição do ano, realizada neste sábado (8) na Praça da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340 – Gonzaga).

Neste domingo (9), a feira se repete no mesmo local, das 9h às 13h, sendo uma ótima oportunidade de levar para casa produtos sem agrotóxico. “A gente vem debaixo de chuva, de sol. Quando a feira deixou de acontecer em razão da pandemia, a gente ligava, pedia para entregar”.

O depoimento é da representante comercial Viviane Brancácio, de 46 anos, que frequenta a feira há 8. Ela estava acompanhada com o filho Benjamin, 7, e o marido, Fernando Brancácio, 45, que é publicitário.

“Estamos nessa pegada de consumir produtos orgânicos há algum tempo. Venho desde que o Ben estava na minha barriga”, conta Viviane. “São itens difíceis de encontrar no mercado e que a gente percebe a diferença até mesmo no sabor. É um pouco mais caro, mas vale a pena”, afirma a representante comercial.

“São produtos com mais qualidade, sem veneno, e a gente busca ter essa alimentação mais saudável”, completou Fernando. Quem também preza pela alimentação e pelas amizades que fez na feira, é a aposentada Regina Gonçalves da Silva, 61. “Venho pelo alimento orgânico, que é uma filosofia de vida, mas também pelas pessoas. Porque para quem acompanha a feira há tanto tempo, como eu, elas passam a ser nossas amigas. Eu conheço a todos daqui e sempre tento comprar um pouco em cada barraca”.

Para a aposentada, a compra na feira é uma troca. “Os vendedores são muito queridos e eu dou muito valor para o trabalho deles.

Eles sempre nos ajudam e agradecem pela compra, dizem que também contribuímos com o trabalho deles. É uma troca de onde todos saem gratos”.

BIODIVERSIDADE

A Feira de Orgânicos, que tem como objetivo promover a qualidade de vida e a conservação da biodiversidade, teve 80 edições em 2021.

Contribuindo com a saúde, o meio ambiente e a geração de renda, a feira comercializa hortifrutis, laticínios, ovos e mantimentos como cereais, farinhas, geleias, mel, sucos e cosméticos.

A iniciativa é organizada pelas Associações de Produtores Orgânicos do Vale do Ribeira (AOVale) e Produtores Orgânicos do Alto Tietê, Cativa Natureza, Natureza à Mesa, Espaço dos Orgânicos, Seiva Orgânica, Colheita Orgânica, Alternativa Orgânica e Alquimia dos Grãos, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Santos (Semam).

Foto: Isabela Carari/PMS