Em comemoração ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doenças Falciformes (27 de outubro), haverá na próxima semana ações em quatro praças da Cidade (Mauá, das Bandeiras, Guadalajara e Jerônimo de la Terza) com o objetivo de conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a doença Falciforme, que é hereditária, e tem maior incidência na população negra.
Sob tendas armadas, serão oferecidas informações e prestados serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O evento contará também com palestra ministrada pela médica especialista Giuseppina Maria Patavina e com Arimar Lisboa.
Na Câmara, também será realizada Tribuna Cidadã sobre o assunto. “Existe ainda um grande desconhecimento por parte da população sobre o assunto, por isso é importante este momento de conscientização e o esclarecimento sobre a doença para que efetivamente possa ser diagnosticada”, explica o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Igualdade Racial, Ivo Miguel Evangelista Santos.
A Prefeitura conta com o Ambulatório de Anemia Falciforme (Av. Conselheiro Nébias, 199), que presta atendimento toda sexta-feira. A doença pode ser diagnosticada por meio do Teste do Pezinho (em recém-nascidos) ou por exame de sangue especÃfico.
SAIBA MAIS
Trata-se de uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. A mutação teve origem no continente africano e pode ser encontrada em populações de diversas partes do planeta, com altas incidências na Ãfrica, Arábia Saudita e Ãndia. No Brasil, devido à grande presença de afrodescendentes, que são uma das bases da população do paÃs, a doença se tornou bastante comum.
Programação:
22 de outubro, à s 18h – Tribuna Cidadã
Local: Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda s/nº
23 de outubro, à s 19h – Palestras de Arimar Lisboa e Giuseppina Maria PatavinaÂ
Local: OAB – Praça José Bonifácio, 50
24 de outubro, às 19h – Palestra de Arimar Lisboa
Local: Rua Visconde do Embaré, 14
Locais e dias das tendas:
22/10/18 – Praça Mauá s/nº – 9h à s 16h
23/10/18 – Praça das Bandeiras – 9h à s 16h
24/10/18 – Praça Guadalajara s/nº, Morro da Nova Cintra – 9h à s 16
25/10/18 – Praça Jerônimo de la Terza s/nº, Rádio Clube – 9h à s 17h
26/10/18 – Praça Mauá s/nº – 9h à s 16h.