Criado em dezembro do ano passado, o selo ‘Estabelecimento Amigo dos Animais’ foi entregue, na tarde desta sexta-feira (3), aos primeiros 21 estabelecimentos que aderiram ao programa. A ideia é identificar os negócios que são “pet friendly”, tendência mundial que tem crescido cada vez mais e estimula o turismo, visto que muitos tutores viajam na companhia de seus animais de estimação – hoje considerados membros da famÃlia.
A entrega dos certificados foi realizada no auditório do 5° andar do Paço Municipal (Centro Histórico) e contou com a presença dos proprietários dos estabelecimentos, representantes de instituições em prol dos animais, tutores de pets, autoridades municipais e, claro, dos cachorros.
“Só temos a agradecer a todas as empresas que hoje obtêm esse selo. Juntos, faremos muito mais para que Santos seja cada vez mais uma Cidade amiga dos animais, seres que encantam o MunicÃpio, o tornam mais humanizado e ainda alavancam a economia”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
O programa contemplou estabelecimentos como restaurantes, shoppings, hotéis, casas de materiais para construção, lojas de roupa, calçados e acessórios, entre outros, nos bairros Gonzaga, Boqueirão, Ponta da Praia, Pompeia, Macuco, Embaré, Aparecida, Vila Belmiro e Vila Mathias.
“Hoje são 21 estabelecimentos, mas esperamos que esse número cresça cada vez mais. Que Santos ofereça cada vez mais conforto aos animais”, disse a titular da pasta de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.
Além de o selo ficar exposto nos estabelecimentos para facilitar a comunicação e o atendimento de tutores acompanhados de seus pets, o visto ainda inclui as casas na lista de indicações de locais onde os animais de estimação são bem recebidos, encontrada no hotsite do projeto (https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/content/santos-pet-friendly).
Valorização
O casal José Francisco Paccillo e Christiane Regina Gomes Paccillo buscou a certificação para o Paccillo Advogados Associados ao lado de dois dos seus quatro pets: Bilac, quatro anos, e Pongo, oito, ambos dálmatas resgatados. A empresa do casal existe há mais de 30 anos e sempre foi pet friendly, segundo os proprietários, que já tiveram mais de dez cachorros.
“Precisamos prestigiar e valorizar esses animais porque eles são nossos parceiros. Auxiliam no trabalho da polÃcia, dos bombeiros, são guias de pessoas com deficiência e nos oferecem conforto emocional”, afirmou
Na Paccillo Advogados Associados, os clientes não só podem entrar com pets, como à s sextas-feiras é permitido que os advogados e colaboradores do estabelecimento levem seus animais de estimação para o trabalho. “Temos um espaço exclusivo para eles. Essa iniciativa já fez com que muitos colaboradores adotassem pets”, disse José.
Além deles, também receberam o selo os estabelecimentos Bourbon Santos Convention Hotel, Novotel Santos, Shopping Praiamar, Porto Gelato, Madalena Brigadeiros (unidades Boqueirão e Ponta da Praia), Pizza Prime Santos, Bossa Café & Bistrô, Dojô Sushi Santos, Jardim Santista Dog Bar, Revo Manufactory, Cervejaria Jurássica, Nanica Santos, Cerveja & Porcaria, Glamour Pink, Coelho Comércio e Troca de Óleo, Ferreira e Cheganças Materiais para Construção, Donna Flor Acessórios, Beach & Fit, Regina Lisboa Folheados (unidades shoppings Miramar e Parque Balneário) e Conserta Bike.
Selo
O selo ‘Estabelecimento Amigo dos Animais’ é o primeiro selo ‘pet friendly’ da Baixada Santista. Criado pela Seectur em 2022, o visto faz parte do Programa ‘Santos Amiga dos Animais’ e tem o objetivo de criar um padrão pet friendly de qualidade e dar destaque aos comércios que acolhem a representatividade animal, com grande reflexo e impacto na economia e no turismo.
Empresários interessados em conquistar a certificação devem acessar o hotsite (https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/content/santos-pet-friendly) e clicar no botão que encaminha ao questionário. Com as respostas, a equipe técnica da Seectur analisa as condições do local. Há prazo de dez dias corridos para a concessão ou não do ‘Estabelecimento Amigo dos Animais’.
Confira os requisitos para receber o selo:
• Oferecer conforto, segurança e bem-estar para o pet
• Equipe e local preparados para receber o pet e sua famÃlia
• Sinalizar áreas que são permitidas ou não à presença do pet
• Informar as orientações, condições e restrições do acesso com pet
• Permitir circulação no chão
• Disponibilizar água de cortesia
• Disponibilizar cata caca e lixeira para descarte