PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Escoramento de prédio condenado começa a ser retirado e moradores temem desabamento

*atualização – 17/10 – às 09h40

Uma cena preocupou pedestres e moradores na manhã desta quarta-feira (16). Os escoramentos de um prédio localizado na esquina da rua Dr Cochrane com a Avenida São Francisco, no bairro Paquetá, em Santos, começaram a ser retirados. A fachada do edifício está desta forma desde que a Defesa Civil determinou que edificações em imóveis próximos às obras do VLT precisariam desta proteção, após constatar risco de desabamento.

Só na Rua Dr Cochrane há cerca de 10 imóveis sendo escorados. Em alguns locais as escoras foram colocadas na parte interna, para garantir segurança aos moradores e comerciantes. A grande maioria está com rachaduras surgidas a partir das obras do VLT. Algumas casas estão com as suas fachadas inclinadas para frente.

A vibração causada pela movimentação das máquinas e outros veículos pesados com funcionários, abriu fissuras imensas e criou desníveis nas ruas do bairro.

NOTA DA PREFEITURA DE SANTOS

A Álya Construtora, que executa a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentou novos estudos e avaliações que atestam a liberação do escoramento de alguns imóveis. Os laudos e pareceres com Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) são assinados pelo engenheiro responsável pela obra. Os imóveis tiveram as fachadas escoradas para garantir a estabilidade durante as obras executadas por parte do Governo do Estado. Serão retirados os escoramentos apenas dos imóveis que permitem tal condição, sem risco para as estruturas e para os moradores.

A reportagem do portal Mais Santos aguarda o posicionamento da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

*Colaboração @canal5webtv