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Santos / Cotidiano

EMTU esclarece retirada de escoramento dos imóveis “protegidos” durante obras do VLT

Até o final deste mês, provavelmente na segunda-feira (21), deve ser entregue o 2º trecho das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que fará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e a região do Valongo, em Santos. Nesta reta final, alguns imóveis que receberam escoramento das fachadas para garantir a estabilidade, serão liberados desta condição.

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a empresa Álya Construtora, que executa a implantação do VLT, atestou a liberação do escoramento de alguns imóveis após realizar novos estudos e avaliações das condições dessas edificações.

“Os laudos e pareceres com Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) são assinados pelo engenheiro responsável pela obra. O escoramento das fachadas serve para garantir a estabilidade durante as obras executadas por parte do Governo do Estado. Essa proteção será retirada apenas dos imóveis que permitem tal condição, sem risco para as estruturas e para os moradores”, informa a empresa.

RELEMBRE

Nesta semana o portal Mais Santos trouxe imagens da retirada do escoramento de um prédio localizado na esquina da rua Dr Cochrane com a Avenida São Francisco, no bairro Paquetá, em Santos. (https://www.maissantos.com.br/santos/santos-cotidiano/escoramento-de-predio-condenado-comeca-a-ser-retirado-e-moradores-temem-desabamento/)

A ação preocupou pedestres e moradores já que a fachada do edifício ficou desta forma desde que a Defesa Civil determinou que edificações em imóveis próximos às obras do VLT precisariam desta proteção, após constatar risco de desabamento.

Só na Rua Dr Cochrane há cerca de 10 imóveis sendo escorados. Em alguns locais as escoras foram colocadas na parte interna, para garantir segurança aos moradores e comerciantes. A grande maioria está com rachaduras surgidas a partir das obras do VLT. Algumas casas estão com as suas fachadas inclinadas para frente.

A vibração causada pela movimentação das máquinas e outros veículos pesados com funcionários, abriu fissuras imensas e criou desníveis nas ruas do bairro.

TERCEIRA FASE

A terceira linha do VLT ainda deverá ser construída em São Vicente, ligando as áreas Insular e Continental do município. A ação será realizada após a reforma da Ponte dos Barreiros, que teve início em março, com previsão de entrega em 2 anos.

A terceira linha contará com mais 7,5 km de extensão e quatro estações. O novo trecho pretende beneficiar cerca de 150 mil moradores da Área Continental na ligação com o município de Santos.