Da Redação
Terminaram os serviços de desassoreamento mecânico do canal 3, no trecho entre a avenida da orla e a rua Azevedo Sodré. Cerca de 120 toneladas de areia foram retiradas do local, o que representa 40 viagens de caminhão urbano de carga. Paralelamente, está sendo realizada limpeza manual no canal 1, com uma equipe de onze pessoas.
Todos os trabalhos no canal 3 serão concluídos até segunda-feira, prazo em que a Prodesan, sob supervisão da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), removerá o banco de areia que se formou no trecho do canal na faixa de areia. Serão utilizados uma retroescavadeira e um caminhão.
Ressaca
Resultado da elevação da maré que ocorreu nesta semana, o banco de areia compromete a fluidez das águas pluviais e o vaivém das ondas.
“Com isso, a água voltará a fluir normalmente”, explicou Milton Pereira Silva, da Seserp, responsável pela coordenação dos trabalhos de limpeza do sistema de drenagem da Cidade.
Os canais 3, 2 e 1 são os mais afetados pelas ressacas, que recebem a areia das praias do Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Muitas vezes, a força da maré chega a cobrir totalmente os canais com areia. Com a desobstrução, o material retirado é transportado a suas praias de origem, identificadas pela redução do nível da faixa de areia.
Foto: Divulgação PMS