PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Cubatão deve integrar o programa ID Jovem até o final de 2017

A juventude de Cubatão pode conquistar um novo benefício até o final de dezembro. Em breve, a cidade fará parte do Programa ID Jovem – Identidade Jovem. Em reunião na tarde da última sexta-feira (4), o Município recebeu o representante da Região Sudeste da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Fábio Luiz Antunes, e estreitou conversas nesse sentido. Participaram o prefeito Ademário Oliveira; o coordenador de Políticas Públicas para Juventude de Cubatão, Felipe Lessa; e o vereador Marcinho.

A ideia é que pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, tenham acesso ao ID Jovem, um documento que possibilita acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Mas de acordo com o representante da SNJ, os benefícios devem ser ampliados ainda este ano. 

A previsão é de que, ainda em 2017, a cidade de Cubatão esteja integrada ao ID Jovem, sendo que sua implantação está estritamente ligado ao Cadastro Único – CadÚnico, que é uma espécies de banco de dados que reúne informações de todas as pessoas que têm acesso ou pleiteiam benefícios sociais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. O último levantamento da Secretaria Nacional de Juventude aponta para 3005 jovens cadastrados, mas segundo Felipe Lessa, esse número pode chegar a 10 mil.

Programas da Secretaria que também devem contemplar a juventude cubatense são o Estação Juventude, com projetos ligados às artes e geração de renda, e o Plano Juventude Viva, que reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situação de violência física e simbólica, a partir da criação oportunidade de inclusão social e autonomia. 

Um dos objetivos do encontro patrocinado pela SNJ é aproximar os municípios das ações de juventude desenvolvidas pelo Governo Federal. Durante as reuniões, os gestores serão capacitados para os programas ID Jovem, Estação Juventude e Plano Juventude Viva. Representantes de diversos Ministérios estarão presentes, oferecendo informações sobre os programas da Secretaria de Juventude e também de outras pastas, como o Juventude Rural, Idioma sem Fronteiras e Projovem.