PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Celebração da Consciência Negra lembra história de Zumbi dos Palmares

Foto: Divulgação

De longe já era possível ver as roupas brancas, os turbantes e a animação das pessoas dançando ao som de palmas e atabaques. A chuva e o vento forte não desanimaram os participantes da cerimônia em comemoração ao Dia da Consciência Negra, realizada na manhã desta terça-feira (20) na Praça Palmares, no bairro do Macuco. Além de promover uma reflexão sobre os direitos da população negra e também sensibilizar os munícipes sobre a importância de se combater o preconceito e a intolerância, o evento também destacou a história do herói afro-brasileiro, Zumbi dos Palmares, e recordou os 333 anos de sua morte.

“Zumbi dos Palmares foi um exemplo de coragem, liderança, força e um dos principais símbolos de resistência negra à escravidão no Brasil. Devemos procurar sempre nos espelhar nessa importante figura histórica e defender a mesma luta, por meio da educação, saúde, religião, esporte e da promoção da cultura afro-brasileira”, destacou o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista Santos.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância do trabalho coletivo e do respeito às diferenças para se conquistar cada vez mais avanços nas políticas voltadas à promoção da igualdade racial. “É fundamental que possamos trabalhar juntos para diminuir a desigualdade, garantir os avanços e assim alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária”.

Fórum – O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Jordão, lembrou na cerimônia que o Município promoverá o Fórum de Acompanhamento da Lei 10.639/2008, que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo oficial da rede de ensino, o que representará “um grande avanço para a Educação na Cidade”. O evento será realizado nesta quarta (21), às 15h, no auditório da Secretaria de Educação, no Centro Histórico (Praça dos Andradas, 25 a 34).

A solenidade contou com a participação da Banda da Polícia Militar, que apresentou os hinos Nacional, de Santos e à Negritude, e a tradicional deposição de flores em frente ao busto de Zumbi dos Palmares. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, em parceria com Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Desenvolvimento Social.