PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Capela no Valongo, em Santos, passa por recuperação

O retábulo do altar-mor da Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em estilo barroco e tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está sendo recuperado. Estrutura em madeira talhada de valor inestimável, possui linhas curvas, colunas salomônicas, anjos, flores e conchas, com muitas camadas de tinta dourada.

A intervenção tem o objetivo de estancar o processo de degradação da Capela, anexa à Igreja Santo Antônio do Valongo. Construída em 1689, integra o conjunto arquitetônico tombado do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre, 13. A obra, no valor de R$ 217,5 mil, é realizada com verba de convênio com o Iphan.

“Foram sanadas infiltrações nas paredes devido a problemas com as calhas do telhado e descupinização de parte da madeira da estrutura do retábulo”, diz o engenheiro Marcio de Mattos Fioroni, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações. A intervenção, que deve ser concluída até o final de setembro, inclui ainda a elaboração de projeto visando futuro restauro.

A obra ficou a cargo do Estúdio Sarasá Conservação e Restauro, contratado por notória especialização (Lei das Licitações nº 8.666/93). Entre os trabalhos do Estúdio estão o projeto de conservação e restauro do Teatro Municipal de São Paulo, diagnóstico de conservação e restauro das fachadas do Museu do Ipiranga e recuperação dos azulejos dos monumentos da Serra do Mar.

 

Foto: Marcelo Martins