PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Câmeras do Porto e da Prefeitura serão compartilhadas para garantir mais segurança em Santos

O serviço tem 1.736 câmeras instaladas em vários pontos da cidade, monitoradas todos os dias, 24 horas, em tempo real.

 

Foto: Isabela Carrari / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos passou a ter acesso às imagens, em tempo real, de 46 câmeras da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Guarda Portuária instaladas em áreas públicas do Porto de Santos (Avenida Perimetral e entornos, não incluindo terminais privados).

Ao mesmo tempo, a APS e a Guarda Portuária contarão com imagens de 42 câmeras da Prefeitura, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que estão instaladas na região portuária e área urbana do Município.

O acordo de cooperação técnica foi anunciado na manhã desta sexta-feira (22) pelo prefeito Rogério Santos e pelo diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), Beto Mendes.

14 guardas portuários vão atuar no CCO da Prefeitura de Santos, que opera no Paço Municipal, em esquema de revezamento, 24 horas. Haverá sempre a presença de pelo menos um no equipamento.

A medida vai contribuir para ampliar a segurança nas áreas internas e próximas ao Porto de Santos, além de colaborar na gestão do tráfego de veículos, auxiliando os órgãos para a tomada de decisões estratégicas e elaboração de medidas conjuntas.

CCO

Inaugurado em 11 de setembro de 2020, o CCO promove a integração dos serviços públicos e forças de segurança da cidade, visando maior eficiência das equipes em atividades diárias e situações de emergência, como acidentes de trânsito, alagamentos e ocorrências policiais.

Segundo a administração municipal, o equipamento contabilizou, em três anos e meio de operação, mais de 270 mil ocorrências (média de 6.400/mês) relacionadas a monitoramento urbano e atendimento ao cidadão.

O CCO está instalado no embasamento do Palácio José Bonifácio, no Centro Histórico, após processo iniciado em 2015 com a busca de financiamento, recebendo investimentos de R$ 40 milhões na obra, mobiliário, equipamentos e avançados sistemas. Integra atualmente 1.736 câmeras instaladas em vários pontos da cidade, monitoradas todos os dias (24 horas) em tempo real.

A unidade conta com o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar (PM), além de apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).