O bonde que integra a paisagem da praia do Gonzaga, em Santos, passará a ter um visual retrô, parecido com o dos anos 80. De acordo com a prefeitura, a equipe especializada da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET-Santos) está trabalhando na manutenção e renovação da pintura que vai deixar o veículo com as cores de quando circulou na orla, entre 1984 e 1986.
“Na época, esse bonde, do tipo camarão, foi recuperado por funcionários da antiga CSTC, que sucedeu a SMTC na operação do sistema de elétricos”, lembra o engenheiro Marco Rogério Nascimento, da CET. Ele acrescenta que esse foi um dos veículos fechados construídos pela SMTC entre 1950 1960 e serviu de referência para o restauro de outros bondes visando à implantação da linha turística no Centro Histórico, inaugurada em 2000.
Os serviços em execução compreendem troca de madeiras, aplicação de antiferrugem e a nova pintura nas cores amarelo trigo, marrom jatobá e ocre damasco (faixas). Os técnicos da CET trabalham no próprio local onde fica o bonde, na Praça das Bandeiras. O objetivo é concluir a revitalização até o próximo mês, quando se comemora o Dia do Bonde – 23 de setembro.
Linha da orla – A inauguração da linha turística com o elétrico do tipo camarão ocorreu em 10 de junho de 1984 e funcionou até outubro de 1986. O trajeto ia da Igreja do Embaré até o canal 5, num total de 1.800 metros de extensão.