PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Aquário de Santos será reaberto nesta sexta-feira (02)

Foto: Reprodução

Prestes a ser reaberto para visitação nesta sexta-feira (02), a partir das 9h, o Aquário Municipal está em etapa final de reforma, que compreende manutenção da passarela entre os recintos e a troca do telhado e do forro sobre os tanques dos animais. Nesta terça-feira (30), os trabalhos estavam concentrados na colocação do forro do corredor por onde transita o público.

Durante os serviços, todo o cuidado da equipe do parque garantiu a segurança e o bem-estar dos animais, que não foram remanejados do equipamento. Uma cobertura provisória com lona e sarrafos de madeira foi instalada sobre os tanques para evitar queda de material.

Os únicos recintos onde houve necessidade de intervenção foram os dos pinguins, das tartarugas e do leão-marinho. O vidro do espaço dos pinguins foi limpo visando melhor visualização do público, já que o sal acumula e deixa a vitrine opaca, explicou o coordenador do Aquário, o biólogo marinho Alex Ribeiro. “Os pinguins contam com três ambientes, um deles o solário, onde ficaram acondicionados durante três dias até o fim da limpeza”, acrescentou.

Já o tanque das tartarugas, em fase final de intervenção, foi esvaziado, recebeu pintura e remodelagem. As equipes do parque já encheram o recinto e, neste momento, verificam sinais de vazamento. As três tartarugas que permaneciam no espaço estão no setor extra, localizado no piso superior da área técnica, onde são mantidas as vítimas de embarcação ou de lixo que ingerem no mar. Elas serão reabilitadas no tanque e depois destinadas para soltura.

Leão-marinho

Na área do leão-marinho foram instaladas novas portas internas. Mas de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) está programada uma intervenção grande na ‘casa’ do mamífero marinho, que inclui troca do vidro e pintura. O início das melhorias depende da disposição do animal para começar, explica Ribeiro, pois ele precisará permanecer na área de cambiamento, onde ficará enquanto o recinto é reformado – esse local é onde os tratadores avaliam diariamente suas condições de saúde. “O leão-marinho é temperamental, então, assim que ele entrar, a gente fecha o recinto, esvazia e programa toda a troca do vidro, que deve levar de sete a 10 dias”.

Mais melhorias

Outras intervenções internas serão feitas após a abertura, caso do tanque oceânico e dos laboratórios de veterinária, que receberão melhorias a serem executadas às segundas-feiras, ocasião em que o parque se mantém fechado para manutenção. Os serviços estão sob gerenciamento da Subprefeitura da Zona da Orla e Intermediária, da Secretaria de Serviços Públicos. Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Ingressos: R$ 8,00. Crianças de 8 a 12 anos e pessoas de 60 a 65 anos pagam meia. Até 12 e acima de 65 são isentos.