O Governo decidiu adiar o desligamento do sinal analógico na Baixada Santista, que estava fixado para o dia 27 de setembro. Agora, a migração para o sinal digital acontecerá somente na primeira quinzena do mês de novembro.
Além da Baixada, as capitais Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza (capitais, que tinham desligamento marcado para 26 de julho), além de Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Vale do Paraíba, no interior de São Paulo também tiveram o apagão suspenso.
A solicitação de adiamento foi feita pela Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) e acatada pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).
A justificativa foi de que o prazo não seria suficiente para a distribuição dos mais de cinco milhões de kits com antenas e conversores digitais destinados à população de baixa renda.
Agora, caberá o ministro de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, divulgar a portaria que confirma o adiamento.