Da Redação
A Campanha Ação do Coração, movimento de doação coletiva criado pela Associação Eduardo Furkini, completa 10 anos e conta com formato híbrido em 2021, alternando atos simbólicos presenciais e transmissão online. A programação continua neste domingo e também segunda-feira, 1 e 2 de agosto.
No dia 1º de agosto, domingo, o Teatro Guarany sediará uma live com shows, depoimentos e intervenções artísticas a partir das 15h, com transmissão pelas redes sociais da campanha: Facebook, Instagram e Youtube (@acaodocoracao). Participações de Nando Reis, Negritude Jr., Léo Chaves e Fernando Negrão já estão confirmadas.
Também no domingo, às 18h, haverá uma missa em Ação de Graças pelo 10 anos da Ação do Coração no Santuário do Valongo.
Já no dia 2 de agosto, segunda-feira, data em que tradicionalmente o evento ocorre na cidade, o Santuário do Valongo receberá a “OrAção do Coração”, celebração inter-religiosa que contará com a presença de 21 líderes religiosos e um profissional de saúde representando cada hospital da cidade, observando todas as medidas de distanciamento social e prevenção à Covid-19.
O ato começará às 12h, com acesso restrito ao Santuário, mas com o resgate simbólico do gesto de entrega dos corações em tecido, na área externa.
Eles serão distribuídos por voluntários ao público que passar pelas imediações devidamente higienizados e embalados. Parte deles também será entregue aos profissionais de saúde.
COMO DOAR
O aplicativo oficial da campanha, desenvolvido e doado pelo programador Igor Ponce, segue como principal ferramenta para a troca de corações virtuais e doação de cestas básicas no valor de R$ 50 para as instituições contempladas pela campanha.
Disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS, a ferramenta foi traduzida para três idiomas (inglês, espanhol e francês), o que reflete a ampliação da rede solidária liderada pelo ator e professor Alexandre Camilo, idealizador da iniciativa.
Já estão firmadas para este ano parcerias que garantirão a entrega dos alimentos não só nos tradicionais polos da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Recife (PE), como também em outras 11 cidades, no Brasil – Juiz de Fora (MG), Mossoró (RN), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Aracaju (SE) – e no exterior: Aveiro (Portugal), Orlando (EUA), Madri (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul) e Luanda (Angola).
As doações também contarão com parte da renda obtida com a venda das camisetas oficiais da campanha, novamente com arte assinada pelo xilogravador e poeta pernambucano J. Borges, e das máscaras antivirais laváveis da Torp, outra parceria que foi renovada para 2021.
Fotos: Divulgação