PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Muito além do café: cultura e história

Essa matéria pode ser encontrada na primeira edição da Revista Mais Santos. Confira a publicação completa!

Júlia Carrilo

Situada no coração do centro comercial de Santos, a Bolsa Oficial de Café além de ser uma das principais instituições pela preservação da história do café no Brasil, é referência de qualidade na comercialização do produto.

Muitas pessoas procuram a bolsa para saber mais da historia de Santos, por ser um ponto turístico muito conhecido e com deliciosos sabores. Com o fluxo diário de 600 pessoas, as vendas dos cafezinhos, por exemplo, passa de 460 xicaras de café por dia.

Por esses e tantos outros motivos, a Cafeteria do Museu é parada obrigatória para turistas e moradores da região que passam pelo Centro Histórico, além de ser um ambiente bem agradável e aconchegante, ideal para saborear um bom café.

A aposentada, Nadir da Silva Xavier, de 78 anos não dispensa o café por nada. “Eu não moro perto da Bolsa do Café, mas para mim o ambiente e o café do local é tão agradável, que eu não dispenso de jeito nenhum, estou por lá tomando meu cappuccino umas três vezes por semana”, conta.

O cardápio vai muito além do tradicional, são diversas opções de bebidas quentes e geladas, drinques e doces a base de café, sanduiches, salgados para comer no local ou levar para casa.

A estrutura do local também tem o Centro de Preservação e Pesquisa que disponibiliza diversas publicações e documentos sobre o café e sua história.

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

Você sabia? A bolsa do café também oferece curso de barista, oficinas e palestras para diferentes públicos, com o objetivo de estimular a busca por informações técnicas sobre o grão. E também existe uma loja que foi inaugurada há pouco tempo, onde pode encontrar os mais variados tipos de suvenires com a temática do café, como camisetas, agendas, livros, canetas, buttons, entre outros.