O equipamento será testado até o final do mês e deve auxiliar no trabalho dos Guardas Municipais. São oito microcâmeras cedidas por uma empresa especializada em segurança pública. Os agentes receberam instruções sobre a programação e o manuseio dos aparelhos eletrônicos.
A GM de Santos é a primeira a receber as unidades no Estado de São Paulo. “Esse é um excelente equipamento, que permite assegurar a legalidade das ações”, afirma Ronaldo Pereira, comandante da corporação.
Os aparelhos serão acoplados aos uniformes e nas viaturas que patrulham diferentes regiões da cidade, registrando abordagens, ocorrências e outras interações com a população.
Capazes de registrar áudio, vÃdeo (em full HD) e foto (de até 40 megapixels), as microcâmeras possuem GPS e registram todo o trajeto percorrido a partir do acionamento.
Os equipamentos suportam até 30 horas de gravação contÃnua, com dados criptografados, que podem ser acessados somente por profissionais habilitados e descarregados numa estação própria – não utilizam cartão de memória.