A programação comemorativa aos 25 anos da Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, na orla do Boqueirão) continua neste domingo (17).
Entre 10h30 e 19 horas, haverá bate-papo sobre quadrinhos, abertura da mostra Guerras Calazanistas, exibição de filme comemorativo ao equipamento e homenagens ao jornalista/cartunista Marcel Rodrigues Paes e a Dona Vilma, mãe do desenhista.
Marcel Rodrigues Paes nasceu em 16 de agosto de 1966 e faleceu em 30 de novembro de 1992, com 26 anos. Cursou Jornalismo na UniSantos. Em 1988, começou a trabalhar no jornal A Tribuna, onde iniciou, em 1991, um trabalho pioneiro no litoral paulista: uma coluna sobre HQ publicada às quartas-feiras.
A Gibiteca Municipal de Santos nasceu a partir da doação do acervo de Marcel, como disse o coordenador de eventos do local, Fábio Tatsubô. Atualmente, abriga mais de 32 mil publicações como mangás, fanzines, graphic novels e gibis.
Também oferece oficinas de desenho e recebe exposições de artistas da região e de outros municípios, estados e países, além de realizar eventos e debates sobre o universo das HQs e do mundo geek.
Desde de 2015, realiza o projeto Baú da Gibiteca, ação de incentivo à leitura que leva, em média, 250 quadrinhos de diversos gêneros a escolas e instituições localizadas em bairros onde há pouca oferta de leitura.
Em janeiro do ano passado, o equipamento venceu a categoria de Contribuição ao Quadrinho Nacional na 32ª edição do Troféu Ângelo Agostini, premiação concedida pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC).
Confira a programação completa deste domingo (17):
10h30 às 12 horas – Bate-papo Conhecendo a Gibiteca (infantil)
A atividade voltada às crianças em idade de alfabetização, com o objetivo de apresentar os gibis e incentivar a leitura. Depois desenham uma curta história em quadrinhos, interagindo e contando sobre a história que leram, mas com um final diferente.
13 horas – Abertura da exposição Guerras Calazanistas
13h30 – Homenagem a Marcel Rodrigues Paes: com o Flávio Calazan
14 horas – Bate-papo e tarde de autógrafos com Flávio Calazans (Guerras Calazanistas), Marcos Venceslau (Inquietude), Clayton InLoco (Teia Escarlate) e Gazy Andraus (Homo Eternus)
15 horas – Bate-papo Jornalismo em Quadrinhos, com Carolina Ito, Alexandre Barbosa (o Bar) e Osvaldo DaCosta
16 horas – Vantagens de ser independente, com Victor Freudt, Bispo, Larissa Palmieri e Daniel Esteves
17 horas – Painel Evolução, reboots e mudanças no mercado de quadrinhos de super-heróis com os filmes e séries, com Gabi Franco e Emílio Baraçal
18 horas – Apresentação do vídeo em homenagem à Gibiteca
18h15 – Apresentação do relatório de atividades de 2017
18h30 – Homenagem a Dona Vilma, mãe de Marcel, e doação de uma carta do jornalista Celso Menezes