Começa na próxima quarta-feira (5), no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida), a exposição dos vídeos Calado do Cais, do artista Maurício Adinolfi. O evento será seguido de uma conversa aberta ao público entre o artista e o curador Josué Mattos, às 19h30.
O projeto aborda a memória, a tradição, a história da cidade e a sua relação com o porto e o mar. Essas preocupações são temas de documentários, vídeos de performance e curtas-metragens, que serão apresentados até o dia 9 de outubro em televisores espalhados pela unidade do Sesc.
Instalação – Até o dia 16 de outubro é possível conferir a instalação Calado do Cais. Na Praia do Gonzaga, em frente a Praça das Bandeiras, há duas embarcações de sete metros. Semi enterradas na areia na posição vertical, ambas refletem sobre o resíduo das intervenções urbanas e naturais. Assim, a obra contrapõe poeticamente barcos tradicionais de madeira que relutam em existir à expansão portuária e à escala das grandes embarcações que adentram o Porto de Santos. O projeto reflete o processo de urbanização, a diminuição do espaço da areia da praia e a disputa entre cidade e mar.