PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Comissão de vereadores cobra respostas do Secretário de Saúde

Por Alexandre Piqui

Uma reunião aconteceu neste sábado (18), entre o secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz e a comissão de vereadores que trata do coronavírus na Cidade. Um dos assuntos foi à informação divulgada com exclusividade pelo portal Mais Santos em um levantamento junto à Prefeitura, sobre os infectados pela doença em 30 dos 59 bairros do município.

Dos mais de 300 casos confirmados, Boqueirão concentra 16% dos pacientes e o Gonzaga 11,1%. Em seguida vem Ponta da Praia (8,9%), Campo Grande (7,5%) e Aparecida (6,6%).

O vereador Benedito Furtado (PSB) fez uma transmissão ao vivo para falar do resultado desta conversa. “Eles vão a partir de segunda (20) ou terça-feira (21) começar a divulgar a cada dois dias, essas informações do gerenciamento da Prefeitura”, destacou.

Todos os testes estavam sendo feito no Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo. A Secretaria de Saúde fechou parceria com um laboratório de Santos, certificado pelo (IAL), para realizar 20 mil testes. No momento não serão utilizados testes rápidos, devido à falta de comprovação da eficiência do exame, segundo resposta obtida pela comissão. A margem de acerto é de 70% a 75% de acordo com o que foi passado pela autoridade de saúde municipal aos representantes do legislativo.

Leitos

Segundo o vereador, foi perguntado ao secretário de saúde sobre as condições de ocupação dos leitos. Atualmente são 194 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis em Santos: 97 para UTI e 97 para enfermaria. No momento, 30% dessas vagas estão ocupadas.

A Prefeitura garante que há uma segunda fase que pode ser implantada caso seja necessário. Assim, a Cidade teria capacidade para 530 leitos/ SUS: 117 para UTI e 413 camas de enfermaria.

Foto: Divulgação