Da Redação
Os comerciantes de Santos fizeram uma carreata até o Paço Municipal, nesta sexta-feira (27), para protestar sobre o fechamento dos estabelecimentos. A medida adotada pela Prefeitura visa diminuir a concentração de pessoas para evitar a contaminação do coronavÃrus.
Por outro lado, quem tem comércio reclama dos prejuÃzos desta determinação. Uma comissão solicitou se reunir com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o Secretário de Finanças, MaurÃcio Franco para voltar aos trabalhos no dia 30 de março.
Eles reconhecem a importância dos cuidados e se comprometem a tomar precauções como o uso de máscaras, utilização de álcool gel e outras recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para evitar a aglomeração de pessoas, os comerciantes aceitam realizar o escalonamento de equipes.
Na lista de reivindicações, tem outros pedidos:
*Programar horário diferenciado de trabalho.
* Isolamento vertical: somente pessoas do grupo de risco (idosos, pessoas com comorbidades preexistentes e indivÃduos infectados ou com sintomas causados pelo novo coronavÃrus) seriam dispensados das atividades.
*Isenção de 2 a 6 meses do IPTU para os imóveis comerciais, a partir do mês de abril de 2020.
*Isenção de 2 a 6 meses do ISS, a partir do mês de março de 2020.
*Isenção de 2 a 6 meses da Taxa de Licença, a partir do mês de abril de 2020.
*Solicitação da Prefeitura para a sensibilização da estatal SABESP para a isenção da taxa de água e esgoto dos imóveis comerciais pelo perÃodo de 2 a 6 meses, a partir de abril de 2020.