‘Sinal verde para a segurança no trânsito’ é o tema da campanha da Operação Verão deste ano da CET-Santos, que será lançada nesta sexta-feira (5). As ações vão se estender até o inÃcio de fevereiro em diferentes pontos da orla, começando pela Praça das Bandeiras, no Gonzaga.
O objetivo é aproveitar o grande fluxo de pessoas na região das praias para conscientização sobre o respeito à legislação, visando a redução de acidentes e vÃtimas.
Integrantes do programa educativo da companhia vão abordar o público (pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas) e, de maneira descontraÃda, propor um quiz sobre legislação de trânsito.
Após o jogo, será dada ao participante “placa de trânsito†com mensagem de acordo com o nÃvel de conhecimento revelado no teste. Se tiver 100% de acertos, ele receberá uma placa com a os dizeres “Sou motorista profissional†ou “Dou aula de direçãoâ€. Se o Ãndice for muito baixo, receberá “Daqui para a autoescolaâ€.
Para completar a atividade educativa, no local da ação estará o protótipo de um veÃculo conversÃvel, com o slogan da campanha, e também funcionará um miniestúdio com máquina fotográfica e impressora. O avaliado poderá fazer foto e receberá, gratuitamente, a imagem impressa.
Todos receberão cartilha com curiosidades sobre as regras de trânsito. Haverá explicações sobre faixas de pedestres, uso de capacete na condução da moto, tráfego nas ciclovias, faixas de ônibus etc. O livreto informa, ainda, sobre a redução de acidentes no trânsito e vÃtimas fatais na Cidade.
OUTROS LOCAIS
A largada da campanha será sexta-feira (5), na Praça das Bandeiras, onde a equipe voltará novamente no sábado (6) e domingo (7). Será realizada ainda nas seguintes datas: janeiro – dias 11 e 12 (Emissário Submarino), de 18 a 21 (Fonte do Sapo), 25 e 26 (Aquário); fevereiro – entre os dias 1º e 4 (Praça das Bandeiras). A ação ocorrerá sempre das 13h à s 16h e no local em que a equipe estiver haverá um balão inflável com a mensagem de PARE.
“A campanha de verão já é uma tradição da CET, mas este ano terá um formato diferente. Será feita de forma mais descontraÃda, ampliando o contato com o público, de maneira a chamar ainda mais a atenção para a questão da segurança no trânsitoâ€, destaca a gerente de Comunicação e Educação, Regiane Andrade. Ela acrescenta que o objetivo da iniciativa permanece o mesmo: conscientizar todos os envolvidos.