PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Antigo farol de sinalização no mar vai ganhar coluna de água iluminada

A orla vai ganhar uma nova atração: uma coluna de água com até 40m de altura, semelhante a um gêiser, que funcionará nas ruínas do antigo farol de sinalização no mar, altura do canal 6. O projeto, que prevê iluminação do jato por oito projetores subaquáticos de LED, foi uma das 11 propostas aprovadas por unanimidade durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na última semana.

A documentação, com os respectivos projetos elaborados pela Prefeitura, segue agora para avaliação técnica do Conselho de Orientação e Controle do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo do Estado, para a deliberação final. Para o próximo exercício, o setor deve liberar por volta de R$ 30 milhões, montante semelhante ao destinado este ano.

De acordo com a concepção da Secretaria de Turismo, o gêiser será equipado com um sistema de direcionamento do feixe luminoso. Ele será acionado automaticamente por meio de um relógio digital para até quatro programações de cor, que sincronizará a iluminação com o percurso solar diário.

Construído no início dos anos 1960, o antigo farol integrava um conjunto de sinalizadores em terra e mar, que orientava os práticos na correta posição de acesso das embarcações no canal do Estuário. Ele estava a cerca de 400 metros da torre ainda existente na Praia da Aparecida, junto ao canal 6.

Com a modernização do sistema, a construção de concreto armado perdeu função e começou a ser demolida no final de 2009 pela Capitania dos Portos – mas a mobilização popular impediu a retirada total da peça.