PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Vídeo compara churrasco de vereadores à merenda nas escolas de Cubatão

Por Alexandre Piqui

O registro feito por um morador de Cubatão no domingo (24), mostra ele e alguns vereadores em um churrasco na Avenida Beira-Mar no Jardim Casqueiro. O autor das imagens faz um comparativo da qualidade da carne servida no evento com a falta de mistura na merenda dos alunos da rede municipal de ensino.

No vídeo, ele diz: “Estamos aqui ‘presente’, com alguns dos nossos representantes; [vereador] Ricardo Queixão (PDT), nosso presidente [da Câmara dos Vereadores, Fábio Roxinho (MDB)]”, comenta o homem durante a gravação. Segurando um prato com churrasco, ele complementa a fala. “Na escola falta, mas aqui não! Aqui o negócio é filé mignon!”, destaca. No fim do vídeo, alguém diz para a pessoa que grava o vídeo: “Obrigado por ter ‘trago’ pra gente, Zé Gotinha!” O autor das imagens responde: “Eu não! Ele encerra o registro com risadas.

Merenda sem qualidade

Há tempos, às crianças da rede municipal de ensino de Cubatão vem recebendo refeições com baixa qualidade nutricional. Nesta segunda-feira (25), uma foto enviada ao MAIS SANTOS, mostra a merenda servida aos alunos da escola municipal Ulisses Guimarães, no bairro Vila Natal. Nos pratos; apenas arroz, feijão e metade de um ovo cozido.

De acordo com a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação, a empresa Torres e Vianna – responsável pelo fornecimento de merenda escolar – cumpre, hoje (25), o último dia de serviços prestados à Seduc. Em nota, encaminhada no início de novembro, foi informado que até o fim do mês, uma nova empresa, escolhida por licitação, assume o serviço de abastecimento da merenda e começa a trabalhar imediatamente.

Sobre o vídeo

A reportagem também entrou em contato com a Câmara Municipal de Cubatão e publica na íntegra a resposta. Segundo a nota, “a presidência da Câmara Municipal de Cubatão manifesta seu repúdio pela tentativa torpe de envenenar a população contra os vereadores.

Na gravação, um munícipe, alardeado pré-candidato a vereador, adentra o local chamado “Cantinho dos Aposentados”, o qual realizava uma ação entre amigos para contribuir com os gastos da entidade. Três vereadores estavam no local quando o referido munícipe inicia a gravação do vídeo e ironiza o problema sério do fornecimento de merenda escolar.

Os problemas com o fornecimento de merenda escolas nas unidades municipais de ensino têm sido objeto permanente dos vereadores. Nas últimas semanas, inclusive, foi criada na Câmara uma Comissão Especial de Vereadores para investigar supostas irregularidades na prestação de serviço da empresa Torres&Viana, responsável hoje pelo fornecimento de alimentação para os estudantes da rede municipal.

Este episódio demonstra os efeitos danosos de uma desinformação publicada propositalmente nas redes sociais. A propagação de notícias falsas pode destruir reputações, criar desordem social e, infelizmente, até matar.

Há cinco anos, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi linchada em Guarujá, depois de ter sido alvo de uma fake news, que mencionava que a mulher supostamente estaria sequestrava crianças para rituais satânicos. O caso teve repercussão nacional e chamou a atenção para o perigo de boatos e notícias falsas que circulam pela internet.

Por isso, a Câmara Municipal de Cubatão, mais uma vez, repudia veementemente a prática de disseminar conteúdo falso ou distorcido nas redes sociais com o objetivo de ludibriar a população.

O zelo à verdade é um dos pilares da democracia, e a Câmara Municipal de Cubatão está atenta a este princípio”.

veja o vídeo: