Com a chegada do verão, aumenta o fluxo de pessoas nas cidades litorâneas. Época esta marcada também pelo calor intenso e longos perÃodos de chuva. Todos esses aspectos contribuem para a contaminação dos alimentos e, consequentemente, a transmissão de doenças tÃpicas nesta época do ano, como intoxicação, virose, desidratação, diarreias e vômitos.
Como forma de prevenção, a Prefeitura de Guarujá alerta para os cuidados necessários com a alimentação e a higiene, que devem ser redobrados no verão. Por isso, a Secretaria de Saúde vem reforçando o protocolo de atendimento junto à s equipes das Unidades Básicas (UBS), de Saúde da FamÃlia (Usafas) e de Pronto-Atendimento (UPAS) da Cidade.
Esses locais já monitoram possÃveis casos e estão preparadas para realizar a hidratação, seja venosa ou oral, aos pacientes que apresentarem sintomas das doenças diarréicas. Durante a semana, as pessoas poderão procurar a Atenção Básica, através das Usafas e UBSs. Quanto aos casos mais graves, estes devem ser verificados ou encaminhados à s UPAS, que funcionam 24 horas, inclusive aos finais de semana.
O intuito é orientar a população e os turistas quanto ao consumo de alimentos fora de casa, conforme explica o diretor da Vigilância em Saúde, Marco Antonio Chagas. “Nesta época do ano, as pessoas precisam estar mais atentas, aos alimentos vencidos ou sob refrigeração inadequada, e também com relação ao gelo de procedência duvidosa. Esta é umas das formas de contaminação mais corriqueiras”, frisou.
Serviço – Além disso, a Vigilância Sanitária recebe denúncias ou reclamações através do telefone: 3355 1929.
Â
Confira os principais cuidados:
- Lavar sempre as mãos antes de comer ou preparar alimentos e, após o uso do sanitário;
- Utilizar somente água filtrada e ou fervida para lavar e preparar alimentos;
- Lavar as latas de refrigerante / bebidas alcoólicas ou de conservas antes de abrir para o consumo;
- Higienização das caixas d’água a cada seis meses;
- Garantir a conservação dos alimentos preparados mantendo-os refrigerados;
- Ao consumir alimentos em locais públicos verificar as condições de higiene do local e de conservação dos alimentos;
- Atentar para a validade dos produtos consumidos;
- Não consumir frutos do mar crus ou mal cozidos;
- Evitar banho em praias impróprias ou em rios/córregos poluÃdos, não liberados para lazer;
- Evitar banhar-se em locais com aglomeração de pessoas;
- Não jogar lixo na rua, em terrenos baldios ou bueiros, pois o lixo entope o escoamento das águas da chuva e esta mistura causa muitas doenças perigosas;
- Latas de lixo devem sempre estar tampadas e limpas;
- Cuidado com o excesso de sol e hidrate-se bebendo bastante água