Da Redação
As fortes chuvas da tarde desta quarta-feira (12), não deixaram maiores consequências nas cidades da Baixada Santista. A não ser para quem circula pelas ruas da Baixada, onde pontos de alagamento e demora na travessia de balsas, que chega a 1h30 do lado de Santos e 1h20 de Guarujá, testando a paciência dos motoristas.
Com seis balsas, segundo o Departamento Hidroviário (DH), a operação acontece com capacidade reduzida devido a maré e fortes ventos. No meio da tarde, chegou a ser paralisada.
Em Santos, a Defesa Civil informa que o acumulado nas últimas 72 horas é de 24,6 mm. Não há registros de ocorrência e os morros estão em estado de observação. A CET-Santos informa que a Avenida Nossa Senhora de Fátima (sentido São Vicente /Santos) tem pontos de alagamento na altura da Rua Ana Santos. No momento, somente, a faixa da esquerda está transitável. Na Ponta da Praia, a Rua Afonso Celso de Paula Lima está alagada no trecho entre a Avenida Rei Alberto I e a praia. Agentes da CET está monitorando o local.
Já em Bertioga, de acordo com a Defesa Civil, foram registrados 28 milÃmetros de chuva nas últimas seis horas. Até o momento não houve nenhum chamado registrado pelo canal de emergência 199.
Praia Grande, por sua vez, informa, por meio da Defesa Civil, que não houve ocorrências em decorrência das chuvas até o final da tarde desta quarta-feira (18). Não há dados sobre o Ãndice pluviométrico até o momento.
Enquanto isso, em PeruÃbe, de acordo com o Departamento Municipal de Defesa Civil, até o momento caÃram 35 mm de chuvas em nossa cidade. Ainda segundo o setor, a serra do Guaraú está sendo monitorada, mas, no momento não há necessidade de fechamento. Cubatão confirma que não há ocorrências.
Em São Vicente, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, informa que o Ãndice acumulado de chuvas das últimas 72 horas é de 3,0 mm. O boletim é referente ao volume registrado até à s 15h desta quarta-feira (12). O nÃvel vigente é de estado de observação.
A Defesa Civil de Mongaguá informou que o acumulado da chuva, nas últimas 24 horas, chegou a aproximadamente 83 mm. Não houve nenhuma ocorrência. Itanhaém não registrou ocorrência.
Por fim, em Guarujá, a Defesa Civil de Guarujá informa que o acumulado pluviométrico das últimas 24h: 150,0 mm. Já o acumulado pluviométrico das últimas 72h: 150,0 mm.
Em apenas 3 horas registrou-se um acumulado de aproximadamente 120 mm, ou seja, 74% do que era esperado para todo o mês. O acumulado mensal até o presente: 225,5 mm.
A Média de chuvas prevista para o mês de maio: 162,0 milÃmetros O acumulado mensal até o presente (13), encontra-se em 39% acima da média esperada de chuvas para maio.
A máxima dos ventos nas últimas 24h: 54,7 km/h à s (12/05 – 16h00) Foram registrados três escorregamentos de pequeno a médio porte na região da Santa Cruz dos Navegantes, a via está sendo desobstruÃda. Não houve danos materiais ou vÃtimas. As equipes da Defesa Civil encontram-se em campo realizando vistorias nos morros desde ontem.
Foto: Reprodução/DH