As Rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098) que fazem parte do Lote Litoral Paulista e ligam o Alto Tietê ao Litoral Paulista, integram o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) para a implantação do sistema de cobrança por pórticos, que substituem as praças físicas e trazem uma cobrança por trecho, conhecido como free flow.
O leilão para a implantação deste sistema aconteceu em abril e a concessão prevê 15 pórticos, sem data de início de operação.
“As tags são essenciais para o avanço do free flow no Brasil. Seja em rodovias com praças convencionais ou que já contam com a tecnologia, elas se mostram como uma solução prática e eficiente ao setor e, principalmente, aos motoristas, reduzindo o tempo de viagem, oferecendo descontos em tarifas, diminuindo o gasto com combustíveis e proporcionando uma experiência de viagem mais segura, fluida e descomplicada”, afirma André Turquetto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) e diretor-geral da Veloe.
Atualmente, cinco rodovias já o utilizam, outras duas estão em fase de testes e novos trechos já preveem o uso para os próximos anos. As tags concedem descontos automáticos de 5% por meio do Desconto Básico de Tarifa (DBT) em 27 rodovias federais e 58 estaduais, e descontos progressivos que podem superar os 90% em 24 praças federais e 55 pontos estaduais, por meio do Desconto de Usuário Frequente (DUF).
No entanto, a associação está realizando neste momento um estudo em que revisa o desconto ideal para os dias atuais, que já mostra que poderia ser entre 20% e 30% para incentivar ainda mais motoristas a adotarem as tags. Além do pagamento do pedágio, as tags são aceitas em estabelecimentos como estacionamentos, drive-thrus, postos de combustíveis, entre outros.
Confira abaixo onde o free flow é realidade e onde está previsto:
Em operação:
- RJ: Rio-Santos (BR-101), pórticos instalados em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414);
- RS: ERS-122, pórticos instalados em Farroupilha (Km 45,5), São Sebastião do Caí (Km 4,6), Antônio Prado (Km 108,2) e Ipê (Km 122);
- RS: ERS-240, pórtico instalado em Capela Santa (Km 30,1);
- RS: ERS-446, pórtico instalado em Carlos Barbosa (Km 6,5)
- MG: MG-459, pórtico instalado em Monte Sião (Km 12,7)
Em testes/instalação:
- SP: Rodovia Ayrton Senna (SP-070): projeto piloto, sem cobrança de tarifa, desde 2022.
- RJ: Ponte Rio-Niterói (BR-116), no sentido Rio: os testes, iniciados em dezembro de 2023, devem durar dois anos.
Operações previstas:
- SP: Rodovia Carlos Tonani (SP-333): início da operação prevista para 1 de agosto, em pórticos instalados em Itápolis (Km 179, no sentido leste em direção a Jaboticabal) e em Jaboticabal (Km 110, no sentido Oeste em direção a Itápolis)
- SP: Tamoios (SP-099), início da operação prevista para 17 de novembro, em pórtico que será instalado no Km 13,5, entre Caraguatatuba e São Sebastião, litoral norte.
- SP: Rodovia Presidente Dutra (BR-116), início da operação prevista para meados de 2025 em trecho na altura do município de Guarulhos.
- SP: Rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), com implementação gradual a partir de 2025;
- SP: Rodoanel Norte de SP, a partir de 2026;
- MG: Rodoanel de Belo Horizonte, a partir de 2026.
- SP: Rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098) que fazem parte do Lote Litoral Paulista e ligam o Alto Tietê ao Litoral Paulista. Leilão aconteceu em abril e concessão prevê 15 pórticos sem data de início de operação.
- SP: Rota Sorocabana que compreende 460 quilômetros de rodovias, entre elas a SP-079 que liga região de Sorocaba à Régis Bittencourt. Leilão está previsto para outubro e concessão contará com o free flow.
- SP: Lote Nova Raposo: O edital deve ser publicado em julho e o leilão está previsto para o fim deste ano e deve contemplar a adoção de pórticos do free flow.
Fonte: Levantamento Abepam