PUBLICIDADE

Região / Saúde

Vacinação em Santos segue no final de semana; SV celebra marca

Da Redação

Santos segue vacinando contra a covid-19 Oxford/Astrazeneca e CoronaVac neste sábado (22) em quatro locais: nas policlínicas Bom Retiro e Nova Cintra e nos postos externos da Vila Mathias (Igreja Batista Peniel) e Aparecida (Clube Atlético Santa Cecília), das 9h às 15h30 (ver relação abaixo). No domingo (23), a imunização estará à disposição somente na Policlínica Nova Cintra, também das 9h às 15h30.

Um dos públicos contemplados nesta fase (Oxford/Astrazeneca) são as pessoas com comorbidades, entre 45 e 49 anos, e pessoas com deficiência permanente, também acima de 45 anos, e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Também devem ser imunizados os motoristas de ônibus, incluindo os dos coletivos municipais, os idosos com mais de 60 anos, os transplantados, os pacientes renais em diálise, pessoas com síndrome de down e trabalhadores da saúde (contemplados na portaria da Secretaria de Saúde publicada em 12 de maio).

Todos que completaram 12 semanas da primeira dose de Oxford/AstraZeneca também devem ir aos postos.

SEGUNDA DOSE

Já a vacina CoronaVac segue disponível para quem completou o intervalo de 28 dias da primeira dose (idosos, profissionais da Educação e da Saúde), além das gestantes e puérperas, ambas com comorbidades, que estão iniciando o seu esquema vacinal.

DOCUMENTOS

Para ter acesso à vacina é necessário levar comprovante de residência em Santos, documento com foto e CPF.

Pessoas com comorbidades, deficiência permanente ou condições específicas de saúde devem apresentar cópia de laudo, declaração do médico ou receita de até 1 ano atrás. As pessoas com deficiência devem ainda levar comprovante do cadastro no BPC.

Quanto aos motoristas, além de documento com foto, CPF, e comprovante de residência, é preciso levar documento que comprove vínculo com empresa de transporte (holerite ou crachá, por exemplo) e o comprovante impresso de inscrição no site Vacina Já – código QR Code enviado por e-mail pelo Governo do Estado em que conste o município de Santos como local de vacinação.

Quem for tomar a segunda dose precisa levar o cartão de vacinação da covid-19, com a primeira dose anotada. Os profissionais da Educação e da Saúde devem apresentar documentação (holerite, por exemplo), que comprove vínculo com o local de trabalho, sediado em Santos.
Para os trabalhadores da Educação é exigido ainda, seguindo obrigatoriedade do Estado de São Paulo, o comprovante impresso da inscrição no site Vacina Já (QR Code).

As gestantes devem apresentar o cartão de acompanhamento do pré-natal, e as puérperas, qualquer documento que comprove a gestação ocorrida até 45 dias (certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, por exemplo).

VEJA A LISTA DE COMORBIDADES

Doenças cardiovasculares
Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito)
Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
ValvopatiasMiocardiopatias e Pericardiopatias
Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial – estágio 3
Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
Doença Cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer)
Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
Obesidade mórbida

São Vicente comemora marca

A vacina contra a Covid-19 é um respiro aliviado para muita gente e cada dose aplicada é uma vitória. E durante esta missão de proteger as pessoas, São Vicente tem muito a comemorar, pois nesta sexta-feira (21), a Cidade atingiu a marca de 100 mil doses aplicadas. Na verdade, nesta sexta, o balanço fechou em 100.290 doses aplicadas. Graças a um planejamento logístico rigoroso, a imunização, iniciada em 20 de janeiro deste ano, não foi interrompida em momento algum.

Até o momento, mais de 30 mil vicentinos já receberam as duas doses do imunizante.
O Município segue as diretrizes do Plano Estadual de Imunização (PEI) e continua aplicando as primeiras e segundas doses nos públicos-alvos.

“O foco sempre foi não deixar o munícipe de lado. Então, todas as estratégias partem deste ponto, do cuidado de não desperdiçar doses e entender que estamos lidando diretamente com a esperança e a saúde do próximo”, declara a secretária de Saúde, Michelle Santos.

Com 26 unidades fixas (UBS’s e ESF’s), a Cidade montou mais dois postos móveis, para garantir mais agilidade e conforto aos vicentinos. Na Área Insular, o posto fica no Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365), e na Área Continental fica no Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/nº, Jardim Rio Branco). Ambos os locais atendem também no sistema drive-thru.