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Região / Saúde

UPAs de Guarujá ultrapassam os 2,5 milhões de atendimentos e procedimentos

As Unidades de Pronto Atendimento de Guarujá atingiram recentemente uma marca de 2,5 milhões de atendimentos. Os dados são computados desde 2017, com a inauguração das cinco unidades da cidade.

Além de atendimentos de emergência, também contribuem para os números procedimentos clínicos, de pediatria, odontologia, fisioterapia, procedimentos de enfermagem, coleta de material para exames, de assistência social, entre outros.

Segundo a Secretaria de Saúde de Guarujá, o alto índice de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento tem base na migração dos pacientes do sistema particular para o público de saúde.

Outro fator é o do restauro de unidades antigas da cidade e ampliação nos serviços oferecidos pela Saúde municipal. “O volume nas UPAs é grande também, principalmente, após termos revitalizado o PAM (da Rodoviária), e devolvido à população de Vicente de Carvalho o tão esperado Pronto Socorro Infantil (PSI)”, destacou o secretário adjunto de Saúde de Guarujá, Antonio Henriques.

A temporada de verão, que atrai cerca de dois milhões de turistas por ano à cidade, também influencia nos números dos atendimentos na rede municipal.

Atendimento por prioridades

A prioridade dos pacientes é definida de acordo com a urgência do caso, rotulada pelas pulseiras:

Vermelho/laranja – paciente em estado grave, deve ser atendido de imediato, pois apresenta risco de morte iminente

Amarelo – paciente deve ser encaminhado para consultório. Pode ser atendido em até 50 minutos

Verde – paciente pode aguardar até 4 horas, pois não apresenta urgência. Pode ser uma consulta, muitas vezes de caráter ambulatorial

Azul – encaminhados à Atenção Básica (UBS ou Usafa) sendo orientado pela equipe