O sedentarismo é um problema que cresce a cada dia no mundo. Não apenas é uma questão de estética, mas sim de saúde pública. O Brasil é o considerado o paÃs da América Latina com o maior número de pessoas sedentárias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades fÃsicas. De acordo com dados da organização, há um crescimento do sedentarismo: 70% das pessoas, no mundo todo, são sedentárias.
Ou seja, essas pessoas estão sujeitas a desenvolver doenças cardÃacas, diabetes e obesidade. As estatÃsticas apontam ainda que a falta de atividade fÃsica é responsável por 54% do risco de morte por infarto, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer.
De acordo com Daiana Buruaem, educadora fÃsica, a falta de tempo também tem sido outra justificativa para pessoas sedentárias. A profissional deu dicas para quem deseja treinar, mas está sem horário.
“A OMS recomenda 150h semanais (20’ por dia) de atividades fÃsicas de intensidade moderada ou 75h semanais (10’ por dia) de exercÃcios de maior intensidade. Esses parâmetros variam de acordo com a idade. O ideal é a pessoa procurar um profissional de educação fÃsica devidamente registrado no CREF é sempre o mais indicado. É esse professor quem irá orientar melhor essas atividades para cada praticante”, pontua.
Contudo, Daiana esclarece que treinar de forma equivocada é prejudicial à saúde:”A prática de atividade fÃsica é extremamente importante para se ter uma boa qualidade de vida, mas quando realizada de forma errada pode trazer vários riscos à saúde. O profissional habilitado é o único capaz de orientar com segurança e coerência e adequada, respeitando a individualidade e objetivos de cada um”.
A alimentação também deve ser levado a sério. Segundo a educadora fÃsica, alertou que uma alimentação saudável e atividades fÃsicas caminham lado a lado quando o assunto é qualidade de vida.
“Os hábitos alimentares assumem um papel muito importante no estilo de vida de cada um, pois é através dos alimentos que o organismo obtém energia e nutrientes para um bom funcionamento do corpo. Quem tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, não precisa deixar de comer o que gosta, a não ser por orientação médica. Fora isso, uma guloseima fora de hora de cem em quando não faz mal a ninguém”.
Por fim, Daiana explica que o tempo de adaptação e resultado depende muito de cada pessoa.  “Os resultados fÃsicos de um treinamento consistente como hipertrofia muscular, resistência aeróbica, melhora na densidade mineral óssea, podem demorar semanas ou até meses para serem notáveis.”
A especialista finaliza afirmando que existem alguns benefÃcios que podemos observar imediatamente como a melhora do sono, de humor, fortalecimento neural, liberação de endorfinas. O segredo é não ser obcecado pelos resultados e pelos benefÃcios concretos pois certamente eles veem. “Deixe seu treino fazer efeito e foque apenas em se exercitar. Seu corpo e mente agradecem”.