O novo equipamento funciona na Avenida Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425, na Vila Margarida.
Da redação
A Prefeitura de São Vicente inaugurou o novo PS Central nesta quinta-feira (28). O novo equipamento funciona na Avenida Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425, na Vila Margarida, e vai substituir, de maneira provisória o Centro Médico Martim Afonso (Crei), que será demolido.
Segundo a administração municipal, o prédio foi totalmente reformado e adequado para receber os atendimentos de urgência e emergência da área central da cidade, com entrada coberta para ambulâncias, elevador, área para cilindros de oxigênio e abrigo de lixo séptico.
O espaço tem dois pavimentos: no andar térreo, com 108.192 m², e no superior, com 82.507 m², o que totaliza quase 200 mil m².
No térreo, o prédio conta com sala de emergência, serviço social, recepção (com chamada por senha digital), sala de espera, sala para gesso, curativos, raio-x, sala de controle, repouso, posto de enfermagem, isolamento, repouso da pediatria, sala de choque, morgue, rouparia e outros.
Já no pavimento superior, o equipamento abrigará a central de material e esterilização, sala de espera, consultórios odontológicos, clÃnicos e pediátricos, salas para vacina, medicação pediátrica, inalação pediátrica, medicação, coleta de exames, eletrocardiograma, gerência de enfermagem, diretoria médica, refeitório, vestiários e demais serviços. Contará também com assistência farmacêutica e almoxarife 24h.
Segundo a prefeitura, estão disponÃveis 10 leitos de emergência para adultos, um de isolamento e dois da sala vermelha, mais quatro leitos de pediatria, sendo um na sala vermelha, e mais 11 leitos de adulto para soroterapia. O PS também contará com uma sala de reuniões para a educação permanente dos profissionais da enfermagem, com o objetivo, por exemplo, de aperfeiçoar a assistência e instrução com protocolo.
Outro destaque é a localidade da unidade, que fica bem próxima da estação Mascarenhas de Moraes do VLT, o que facilita o acesso para os munÃcipes. A administração ressaltou que os casos de internação são encaminhados para o Hospital do Vicentino.
Demolição do Crei
A prefeitura também anunciou a demolição do Crei. O equipamento será posto no chão já no primeiro dia útil de 2024 (2 de janeiro), às 11h, e dará lugar à UPA Central.
O processo de demolição e limpeza do terreno tem previsão de 90 dias para conclusão. A verba da construção da nova UPA Central (R$ 16 milhões) tem origem do Governo do Estado e contará com uma estrutura totalmente reformulada, modernizada e pronta para atender às necessidades dos vicentinos.