PUBLICIDADE

Região / Saúde

São Vicente abre mais 14 leitos em ala Covid do Hospital São José

Da Redação

Foram abertos na noite de quarta-feira (17) mais 14 leitos para pacientes de Covid-19 em São Vicente. Segundo a Prefeitura, a medida foi possível com o apoio Hospital São José, que ampliou sua ala atendendo a um pedido do prefeito Kayo Amado.

O município tinha, à disposição, 10 leitos de enfermaria e 9 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), espaços que já estavam com lotação máxima. Agora, foram abertas mais 13 vagas de enfermaria, totalizando 23 leitos, além de mais uma vaga de UTI, totalizando 10 leitos. Dois leitos da enfermaria também estão preparados para serem transformados em leitos de UTI, caso haja a necessidade.

A nova ala Covid, custeada pela Prefeitura de São Vicente, foi inaugurada em 3 de março e era dividida em enfermaria e UTI. Agora, o espaço ocupado pela UTI Geral do HSJ passa a ser utilizado como UTI Covid, sem custos à Administração Municipal, enquanto o espaço pago pela Prefeitura fica exclusivo para internações de enfermaria.

Durante a entrega oficial dos novos leitos, na noite de quarta, Kayo Amado agradeceu a sensibilidade dos provedores do Hospital São José e citou o colapso na área da Saúde em toda a região, situação agravada pelo crescimento dos casos de dengue e chikungunya também. “A cada hora que passa recebemos mais pessoas contaminadas com a Covid-19, pessoas precisando de intubação. Não estamos medindo esforços nesse combate à doença para salvar vidas. Precisamos que as pessoas se conscientizem também”, disse o prefeito.

No mesmo evento, a secretária de Saúde da cidade, Michelle Santos, que também fez um apelo para que os idosos compareçam às unidades de saúde para receberem a vacina contra a Covid-19, pois a procura está baixa.

Kayo Amado disse que também aguarda uma posição do governo de São Paulo referente à proposta colocada por ele em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), para que o espaço do posto de atendimento da Linha Vermelha seja utilizado como hospital de campanha, custeado pelo Estado.

Foto da capa: Divulgação/Prefeitura de São Vicente