Ação visa chamar a atenção desse público para evitar gravidez prematura; iniciativa será realizada até 8 de fevereiro
Da redação
A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) passa a fornecer o implante contraceptivo subcutâneo para adolescentes de 15 a 17 anos. A ação visa chamar a atenção desse público com o intuito de evitar a gravidez prematura, já que a taxa mundial de gestação em adolescentes é estimada em 46 nascimentos para cada mil meninas de 15 a 19 anos.
Para receber o benefÃcio, a adolescente tem que morar na Cidade, estudar em escola das redes municipal ou estadual de São Vicente, e preencher um formulário pelo link : https://bit.ly/PrevencaoGravidezAdolescencia. Conforme o cadastramento, a equipe da Diretoria de Saúde da Mulher entrará em contato para agendar a data para o implante.
No dia da inserção do contraceptivo, as adolescentes participarão, também, de aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e importância da prevenção não só da gravidez, mas também de doenças sexualmente transmissÃveis.
Vale lembrar que já existe um protocolo na Cidade que disponibiliza, por meio de mutirão, o contraceptivo para um público especÃfico. São adolescentes que já tiveram um filho; mulheres em situação de rua; portadoras de HIV; drogaditas e profissionais do sexo.
Até o momento, mais de 100 munÃcipes receberam o Implanon durante os mutirões realizados no MunicÃpio.
Implanon – o chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso porque a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de três anos. O componente ativo, o etonogestrel, funciona de duas maneiras: impede que o óvulo seja liberado do ovário e altera o colo do útero, dificultando a entrada de espermatozóides.
O método contraceptivo é reversÃvel, de ação prolongada, e possui a forma de bastão com quatro centÃmetros de comprimento e dois milÃmetros de diâmetro.
Foto: Imagem ilustrativa / Freepik