PUBLICIDADE

Região / Saúde

Santos oferece atividades físicas gratuitas ao público

Produzido por: Felipe dos Santos 

Para quem curti fazer atividade física,  a cidade de Santos oferece aulas de musculação gratuita. De acordo com informações da Secretária de Esportes (Semes), o projeto atende cerca de 1.400 pessoas com idades a partir do 15 anos.

A academia conta com equipamentos em boas condições e os alunos também podem treinar com acompanhamento de um profissional. Segundo um dos  professores do projeto, Fábio Gomes,  a sala é aberta para qualquer munícipe e as turmas são divididas em grupos que malham por 1 hora.

“Ter uma rotina de exercícios físicos é fundamental. Não só pela estética, mas também por questão de saúde”.

O professor comentou que no período da manhã 75% dos alunos são pessoas da terceira idade. “A maioria dos nossos frequentadores são pessoas com mais idade. Boa parte acabam nos procurando para solucionar alguma questão clínica”, pontou.

A pessoa quando apresenta qualquer tipo de patologia, ela perde um pouco de autonomia na vida. Aqui o nosso trabalho é desenvolver a aptidão física com objetivo de gerar a autoconfiança e elevar a autoestima”, disse Gomes.

Neide Ribeiro Tavares, 71 anos, frequentadora da academia há 6 anos, relatou que procurou pelo serviço, oferecido pela Administração, devido ter enfrentado alguns problemas no passado.

“Eu estava entrando em depressão. Eu tinha fibromialgia (síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos) por conta disso eu estava ficando deprimida , pois ficava muito sozinha em casa”, relembrou dona Neide.

Ainda conforme a munícipe, na época, para reverter esse cenário, ela foi até o Centro Esportivo e Recreativo Rebouças e começou a fazer dança de salão.

“Eu dei início na dança e no Yoga. Logo quando teve inauguraram as aulas de musculação, eu fiz a minha inscrição e estou até hoje. Aqui é um ambiente muito familiar, quando não estou no pique para treinar o professor fala para eu vir, mesmo que seja só para conversar”, disse.

Para dona Neide, é muito bom ter esse espaço disponível ao público.”Hoje só não faz exercício físico quem não quer. Temos as mesmas condições e estruturas de qualquer espaço particular. É só querer”, finalizou.

Quais os endereços dos espaços?  

Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (cerca de 800 alunos)
pç José Rebouças s/nº, Ponta da Praia
aulas de segunda a sexta, das 7h às 13h e das 14h às 22h
informações: 3261-1980

Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste (cerca de 400 alunos)
r. Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo
aulas de segunda a sexta, das 7h às 13h e das 14h às 16h
informações: 3203-4448

Foto: Isabela Graça