A medida vale por 180 dias, fortalece e amplia ações preventivas e de combate ao Aedes Aegypti
Foto: Imagem Ilustrativa
Da redação
A Prefeitura de Praia Grande anunciou nesta sexta-feira (8) o decreto de situação de emergência em saúde pública para a dengue. A medida vale pelo período de 180 dias e visa fortalecer e ampliar os esforços do Município na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O decreto permite a adoção de todas as medidas administrativas necessárias a fim da imediata resposta por parte da Administração Municipal, visando o enfrentamento das arboviroses urbanas. Entre elas está: a contratação temporária de pessoal, se necessário; solicitação de pessoal e equipamentos de outras secretarias para desenvolver ações em conjunto; realização de visitas a todos os imóveis públicos e particulares; ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público identificado; entre outros.
O decreto foi assinado pela prefeita Raquel Chini, que também instituiu o Centro de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas de Praia Grande (CEAU-PG). Compõem o CEAU representantes da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Secretaria de Urbanismo (Seurb), Secretaria da Educação (Seduc), Procuradoria Geral do Município (Progem), Gabinete da Prefeita, Defesa Civil, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também fazem parte profissionais do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), Hospital Igesp, Unimed, Casa de Saúde e Ana Costa Saúde.
A primeira reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira (8), no Paço Municipal.
“Nós adotamos essa medida para envolver mais atores e unir forças para seguirmos fortalecendo o combate à dengue em nosso Município. Mas a população não precisa ficar preocupada, pois Praia Grande tem uma estrutura de saúde de qualidade e equipe capacitada para atender a população e fazer as ações de prevenção necessárias”, disse a prefeita.
Segundo a prefeitura, durante a primeira reunião do CEAU-PG foi apresentado um panorama do cenário atual da dengue no Município. Também foram destaque às ações já realizadas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande na prevenção, com ênfase no combate dos criadouros e orientação à população. Medidas para ampliar as atividades de divulgação e educação em saúde para a prevenção à proliferação do mosquito foi outro tema debatido.