PUBLICIDADE

Região / Saúde

Médica manda paciente calar a boca e é afastada

Por Luana Magalhães 

Uma médica do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, foi afastada de suas atividades após se envolver em uma confusão com pacientes na madrugada desta segunda-feira (25). O conflito foi registrado por um aparelho celular e mostra a profissional mandando o paciente calar a boca. 

Nas imagens circuladas pela internet, é possível ver a médica dentro da sala de atendimento do hospital junto de dois pacientes. Todos os envolvidos na cena falam alto, mas a voz da profissional se destaca quando grita “Cala essa boca”, repetidas vezes. Ela também bate diversas vezes na mesa antes de sair do consultório. 

A confusão se deu devido à demora no atendimento. 

Em nota, a administradora do Hospital Irmã Dulce, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), informa que “A médica envolvida no caso foi imediatamente afastada de suas funções e não atua mais na unidade. O atendimento médico do paciente em questão foi finalizado por outro profissional. Também foi aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. Após a conclusão dos trabalhos, as providências cabíveis serão tomadas.  

 Esclarecemos também que não houve recusa de atendimento. Neste domingo, o hospital registrou uma alta demanda de pacientes, acima do usual, sendo que todos que procuram o serviço são acolhidos e atendidos, passando por Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco para priorização dos casos mais graves. Os casos de menor complexidade podem eventualmente demorar mais para serem atendidos, devido à necessidade de atendimentos emergenciais aos pacientes graves mencionados, porém, ninguém fica sem atendimento no local. 

 O hospital lamenta o ocorrido, repudia qualquer tipo de violência interpessoal e reforça que sempre orienta seus profissionais a tratar pacientes e acompanhantes com cordialidade e respeito, esclarecendo também que entrará em contato com o paciente e seus familiares, buscando oferecer todo o suporte necessário”. 

A Prefeitura de Praia Grande informa também em nota que “Por meio da Secretaria de Saúde, vai acompanhar os procedimentos da gestora para garantir que sejam tomadas  as providências necessárias”. 

Veja vídeos que registram o momento: