No Brasil, só no ano de 2018, 50% das pessoas que se acidentaram por caÃrem em piscinas, cachoeiras ou águas rasas, sofreram lesão na medula, ocasionando uma tetraplegia (quando a pessoa fica incapaz de movimentar todos os membros do seu corpo). 100% dos pacientes que ficam tetraplégicos por esse motivo são homens entre 55 e 65 anos. Esses dados são do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos.
De acordo com Celso Vilella Matos, diretor e médico fisiatra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos, entre as principais causas que ocasionam na lesão, estão a falta de cautela e o consumo de álcool. A dica do médico é que os os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas, e nas cachoeiras, não mergulhar em águas com menos que o dobro da altura.
A Rede Lucy Montoro atende toda a Baixada Santista em casos de lesões medulares, amputações e má formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante, desde2010. Atualmente, a Rede tem 19 unidades que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês e é referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes.
Quem deseja receber os tratamentos oferecidos devem acessar o site (lucymontorosantos.org.br), preencher o formulário e entregá-lo pessoalmente na unidade, que fica localizada na Rua Alexandre Martins, 72 – Aparecida – Santos, ou enviar a solicitação através do e-mail (regulacao.imrea@hc.fm.usp.br).
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos é a primeira instituição da Baixada Santista que recebeu o certificado Commission on Accredition of Rehabilitation (CARF), entidade do Canadá fundada em 1996, que é reconhecida mundialmente por ter um alto nÃvel de exigência nos centros de reabilitação que existem ao redor do mundo, reconhecendo, formalmente, processos que asseguram a qualidade do tratamento.
Atualmente, a CARF International é responsável pela acreditação de mais de 50 mil programas e serviços em 23 mil locais, nas Américas do Norte e Sul, Europa, Ãsia e Ãfrica, com mais de 8 milhões de pessoas de todas as idades sendo beneficiadas anualmente pelos 6,7 mil prestadores de serviços acreditados pelo grupo.