Da Redação
Nesta semana, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Guarujá avança mais uma etapa. A partir desta quarta-feira (25), adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, sem comorbidades, poderão buscar pela primeira dose no Ginásio do Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio).
São 31.985 pessoas nesta faixa etária na Cidade, que possui doses suficientes para realizar a imunização. O Guaibê funciona às segundas e quintas-feiras, das 13 às 19 horas; e terças, quartas e sextas, das 9 às 15 horas. Guarujá mantém a vacinação do público com mais de 18 anos, e o Ginásio também presta atendimento às segundas doses.
O Município está dentro do período estipulado pelo Governo do Estado, através do cronograma do Plano Estadual de Imunização (PEI), que inclui adolescentes de 12 a 17 anos, no período de 18 a 29 deste mês.
Para garantir a vacina, o adolescente precisa apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência na Cidade (que pode ser em nome dos pais), além de levar o cadastro do Vacivida devidamente preenchido. Em caso de adolescentes como comorbidades é necessária apresentação de laudo médico.
Não é obrigatório que o menor esteja acompanhado dos pais. No sentido de evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde explica que os responsáveis serão encaminhados a outros espaços, de modo que ele não poderá permanecer na mesma fila que o adolescente.
Doses, locais e horários
São seis unidades de saúde da Atenção Básica, para o recebimento da segunda dose: UBS da Vila Baiana, UBS Morrinhos, Pae Cará; e as Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. Todas funcionam das 9 às 15 horas. Além das primeiras doses, o Guaibê também continua aplicando as segundas doses, mas provisoriamente. O funcionamento permanece às segundas e quintas-feiras, das 13 às 19 horas; e terças, quartas e sextas, das 9 às 15 horas.
Cadastro prévio
O cadastro prévio no site oficial do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) é fundamental para agilizar o atendimento na hora da imunização. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Completar o passo a passo diminui consideravelmente o tempo de atendimento no posto de vacinação desde a chegada até o momento de sair de lá com a vacina no braço e o comprovante nas mãos.
Foto: Hygor Abreu/Divulgação Prefeitura Municipal de Guarujá