O serviço inclui o Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), Capelania e Práticas Integrativas.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Da redação
Buscando proteger e preservar a saúde fÃsica e psicológica dos agentes de segurança pública, a Prefeitura de Guarujá regulamentou o primeiro Programa Municipal de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança, por meio da portaria 006/2024, publicada no Diário Oficial do MunicÃpio. O serviço inédito na Baixada Santista inclui o Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), Capelania e Práticas Integrativas.
O programa vai beneficiar os profissionais de segurança pública, lotados na Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). Os atendimentos devem começar até o final do mês, nas dependências do Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê). “O programa é essencial para pensar de forma estratégica as ações para promover e prevenir a saúde dos profissionais de segurança públicaâ€, afirmou a secretária da pasta.
Serviços
O programa contará com o Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), que tem por finalidade a proteção e preservação da saúde mental dos agentes que tenham sido expostos a ocorrências com risco a sua integridade fÃsica ou psÃquica, como disparo de arma de fogo, acidente de trânsito, agressões, entre outras ocorrências.
Já a Capelania prestará assistência social, religiosa e espiritual para os servidores e familiares, promovendo assistência nas celebrações religiosas, visita aos doentes, palestras educacionais e motivadoras, ajuda na superação de vÃcios entre outros apoios.
Além disso, haverá o serviço de práticas integrativas e complementares com objetivo de proporcionar bem-estar fÃsico e psicossocial. “O adoecimento psÃquico é invisÃvel, por isso a importância de um atendimento especializado e periódicoâ€, afirmou o neuropsicólogo Cléber Ricardo da Silva, que ajudou a implantar o programa na Cidade.
Segundo a administração municipal, no total, a cidade conta com 376 GCMs.