Da Redação
Guarujá ofertará, a partir desta segunda-feira (2), testes rápidos para identificar HIV e SÃfilis a quem for tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). A ideia é atingir a principal faixa etária contaminada pela doença nos últimos anos na Cidade, os jovens.
A ação é parte do conjunto de iniciativas do MunicÃpio para conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas e de outras Infecções Sexualmente TransmissÃveis (ISTs).
Isso porque o isolamento social pode ter contribuÃdo não só para o surgimento de novos casos, mas também na redução da testagem e até mesmo o inÃcio da terapia antirretroviral (TARV), fundamental para impedir a progressão do vÃrus HIV no organismo e reduzir sua carga viral.
“Em questão de volume, nosso atendimento diminuiu em razão da pandemia. Por outro lado, tem chamado atenção a quantidade de jovens infectados, em especial com o vÃrus HIV. É fundamental uma detecção e inÃcio de tratamento cada vez mais ágeis, para não só proteger a si contra a progressão do vÃrus, mas também as outras pessoas, a fim de que não o transmita mais”, explica a coordenadora do Programa IST/Aids/Hepatites Virais, Márcia Helena Rodrigues.
Foto:Â Diego Marchi/PMG