A cerimônia integra as comemorações ao Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, celebrado nesta segunda-feira (15)
Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Da redação
A Prefeitura de Guarujá inaugurou a primeira fase do Complexo Regulador Municipal de Saúde da cidade. Inicialmente, a unidade promoverá o gerenciamento da regulação dos leitos de urgência e emergência da rede municipal e funcionará em uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA).
A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira (12) e integra as comemorações pelo Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, celebrado na segunda-feira (15).
Antes, o serviço funcionava com plantões médicos à distância. Agora, o atendimento ganha mais autonomia, já que a Secretaria Municipal de Saúde utilizará o software cedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo na gestão dos leitos, o Sistema Siresp, utilizado na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).
Segundo a administração municipal, o Complexo Regulador Municipal foi estruturado em três frentes: Regulação Ambulatorial, Regulação Municipal de Urgência e Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização.
O Complexo Regulador será responsável pela articulação de vagas hospitalares no Município e serviços de referência, gerenciamento de consultas e exames especializados na rede municipal de saúde, além da auditoria de contratos de prestadores de serviços.
Por isso, uma equipe formada por médicos reguladores, enfermeiros e funcionários administrativos foi contratada para atuar durante 24 horas, em escala de revezamento. Os profissionais assistem e regulam as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), além de auxiliar na avaliação dos casos de transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.
A área também consegue cruzar dados para verificar se o paciente possui convênio médico e, dessa forma, realiza a transferência para serviços da rede particular da qual o paciente tenha acesso. Com a implantação do Complexo Regulador, a capacidade de agendamento pela central de vagas da rede será ampliada, otimizando a oferta de consultas e exames especializados.
Dentro da Regulação Ambulatorial haverá a marcação de consultas e exames do Município, como parte dos serviços da Atenção Básica e Especializada.
Conforme a prefeitura, para que o tempo de espera por atendimento seja reduzido, o número de agendamentos por mês deverá ter um acréscimo de 50% das vagas ofertadas atualmente. Além da ampliação da capacidade de atendimento, foi implantada a priorização dos casos.
Todos os encaminhamentos passam nas mãos de médicos reguladores que realizam avaliação de acordo com o quadro clínico registrado na guia, para agendamento mais breve, quando necessário.
Na Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização, será feito o gerenciamento dos contratos, sistemas, produções e prestação de serviços no SUS. A partir da análise dos contratos, será possível repactuar o número de oferta com prestadores de acordo com a real demanda do Município. No Complexo, também será feita a fiscalização do cumprimento dos serviços estipulados em contrato.