PUBLICIDADE

Região / Saúde

É a mesma pessoa? Vicentino, ex-obeso, emagrece mais de 100 kg sem bariátrica e vira fisiculturista

Leonardo Machado, de 31 anos, saiu de 200 kg para 87 kg, em oito anos, se tornando o fisiculturista “Leo Mackina” e uma grande inspiração para todos.

 

Vídeo: Arquivo Pessoal 

Por Vinícius Farias 

Quase todo mundo já passou por isso. Marcar de começar uma dieta ou a malhar e falhar pouco tempo depois. Muitos alegam a falta de tempo, de motivação ou resultados para continuar nos treinos. Porém, Leonardo Machado, de 31 anos, morador de São Vicente, não foi um desses. Ele saiu de 200 kg para 87 kg, em oito anos, sem cirurgia bariátrica, se tornando o fisiculturista “Leo Mackina” e uma grande inspiração para todos.

O “bodybuilder” viralizou nas redes sociais ao postar o vídeo da transformação dele. Atualmente, a postagem conta com mais de 13 milhões de visualizações no Instagram. (veja o vídeo acima)

Machado contou que a luta contra a balança começou bem cedo, quando ele ainda era criança. “Eu não comia frutas e verduras, pois preferia coisas mais palatáveis, como doces e frituras. Meu ambiente familiar sempre foi obesogênico (não saudável). Aos 11 anos, já tinha mais de 100 kg.  Sempre fui depressivo e ansioso. Eu sofria muito socialmente pela obesidade”, comenta.

O fisiculturista explicou que tentou perder peso na adolescência, mas sempre desistia. Ele conta que passava horas jogando videogames e descontava o estresse na comida. “Parte do problema é que nada mudava em minha mente. Eu continuava tratando aquilo (a academia) como um sofrimento e não entendia o que era necessário para sair daquilo. Nós obesos mentimos para nós mesmos e tentamos mascarar isso. Por diversas vezes já havia pedido para Deus me trocar de corpo”, disse.

Do hambúrguer e refrigerante para a batata doce e frango

Foto: Arquivo Pessoal

Machado explica que o fez ele mudar foi a crítica de uma médica, que, em 2016, afirmou que ele não viveria muito mais. “Quando eu tinha 21 anos fui no hospital e estava com 27/12 de pressão. A doutora me medicou e disse que se eu não fizesse algo não iria passar dos 30. Aquilo me marcou e foi a primeira vez que comecei a pensar em levar a sério o emagrecimento”.

Depois disso, Leo procurou ajuda psicológica para deixar de lado tudo que o impedia de se cuidar. Em janeiro de 2023, Leonardo já estava pesando 89 kg e produzia conteúdos na internet, para ajudar outras pessoas a emagrecer. No mês seguinte, ele passou por uma cirurgia de reparação abdominal (abdominoplastia), devido à flacidez da pele após o emagrecimento.

Depois disso, foram 6 meses de recuperação pós procedimento, para que Leo Mackina se preparasse para ir aos palcos de fisiculturismo.

No final do ano, em 10 de dezembro, Leo se apresentou no campeonato ‘Favela Classic’, no qual recebeu um troféu de primeiro lugar, na categoria Superação.

Foto: Arquivo Pessoal

Inspiração nas redes sociais 

Atualmente, o atleta conta com mais de 100 mil seguidores no Instagram e faz conteúdos motivacionais, para quem quer perder peso. Além disso, o “bodybuilder” traz receitas com bolos, hambúrgueres e outros itens fit. “Vou utilizar toda minha experiência de emagrecimento, mudança mental, ambiental e de hábitos para mudar o paradigma de como a obesidade é vista e atacada pelo sistema de saúde. Tenho diversos projetos para 2024, como podcast, mentoria de emagrecimento, palestras e lançamento de livro”, comenta. 

“A musculação salvou e ressignificou minha vida. Ela é tudo pra mim e mediante ela vou salvar diversas outras vidas. Esse é o propósito que Deus me deu”, finaliza.