Da Redação
O Hospital Beneficência Portuguesa, de Santos, apresentou nesta segunda-feira (7) detalhes sobre o maior centro cardiovascular da Baixada Santista, o BeneCor.
Em parceria com o Angio Corpore Instituto de Medicina Cardiovascular, o hospital equipou o novo setor de modernas instalações e equipamentos de ultima geração.
“Será uma unidade de pronto atendimento para cardio, neuro e vascular, bem no coração do Gonzaga. É um projeto que vai ao encontro de hospitais de São Paulo, como o Einstein e o SÃrio, que possuem unidades locadas em outros locais de São Paulo”, afirma Marcello Romiti, presidente do Angio Corpore. “Será uma extensão do nosso pronto-socorro”, emenda Ademir Pestana, presidente da Beneficência.
A intenção é inaugurar o espaço em agosto, mês de aniversário da Beneficência Portuguesa. E há intenção no futuro de ser expandido para a Praia Grande e, possivelmente, no Guarujá. “O pronto atendimento, como diz o nome, está ali para atender prontamente, com todos os equipamentos, incluindo uma ambulância com UTI já estacionada em caso de transferência do paciente, e atendimento de uma equipe especializada e de qualidade. Vamos ter a infraestrutura e o apoio da instituição”, comenta Romiti.
Os profissionais lembraram que a Covid-19 afastou muitas pessoas dos hospitais, fazendo com que elas deixassem de ter os cuidados básicos. “Quando menos se venha desnecessariamente para o hospital, melhor. Se for um problema simples, vai ser resolvido lá. Se for um problema que necessite outros recursos que não esses, encaminham para o hospital, avaliando se haverá necessidade de ambulância ou se a pessoa pode ir por meios próprios. É o primeiro atendimento da emergência”, define Mário Cardoso, diretor técnico do hospital.
Foi entregue na segunda-feira (31 de maio) à Instituição um novo tomógrafo. Trata-se de equipamento que possibilita o exame e permite ajustes para que o paciente seja exposto ao mÃnimo de radiação necessária para o registro das imagens.
É o terceiro aparelho de tomografia do hospital, que recentemente recebeu um novo aparelho de ressonância magnética. São equipamentos que, aliados a outros em funcionamento na Beneficência, aumentam a qualidade e capacidade do atendimento a pacientes de diversas patologias com ênfase para avaliação cardÃaca.
Em UTI diferenciada, o paciente será monitorado ininterruptamente em apartamento com direto a um acompanhante.
“É para mostrarmos à s pessoas que São Paulo está lá e tem uma medicina muito boa, mas que Santos está aqui com os mesmos equipamentos, fazendo uma medicina à altura da nossa região”, afirma Ademir Pestana, presidente da Beneficência.
Hospital filantrópico, a Beneficência atende pacientes SUS, convênios diversos, e particulares.
Crédito da foto: Divulgação Sociedade Portuguesa de Beneficência e Cris Carvalho/Divulgação Sociedade Portuguesa de Beneficência