PUBLICIDADE

Região / Polícia

Três homens morrem em São Vicente e Operação Verão chega a 43 mortos

Dois indivíduos morreram no Dique do Sambaiatuba. O outro suspeito morreu no bairro Itararé. 

 

Vídeo: Reprodução 

Da redação 

Três homens morreram em confronto com a polícia entre a noite desta segunda-feira (11) e a madrugada desta terça-feira (12), em São Vicente. Com isso, a Operação Verão chegou a 43 mortos. 

Dique do Sambaiatuba 

Dois suspeitos morreram em uma região de palafitas, na Avenida Sambaiatuba, na Comunidade Dique do Sambaiatuba, no bairro Jóquei Clube, no início da noite de segunda-feira (11). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), policiais do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) faziam uma operação no local, que é conhecido como ponto de tráfico de drogas, quando ouviram tiros. 

Quando os PMs chegaram ao rio que divide o Dique do Sambaiatuba (São Vicente) e o Caminho da Divisa (Santos), viram dois homens armados atravessando pela água. Ao ver os policiais, os criminosos apontaram as armas na direção dos agentes, que reagiram. Houve troca de tiros e os indivíduos foram baleados. Eles foram levados para o Pronto Socorro de São Vicente, mas não resistiram. Outro homem, que atirou contra os policiais, conseguiu fugir. 

Segundo a SSP, um dos suspeitos mortos cumpria pena desde 2022 em regime aberto. Ele respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito. O outro saiu da prisão em 2018 e tinha passagens por tráfico de drogas, roubo, furto e porte ilegal de arma de uso restrito. Ainda de acordo com A SSP, a polícia localizou dentro da água uma pistola e uma sacola com mais de mil porções de entorpecentes. Todas as circunstâncias dos fatos já estão sendo apuradas.

Itararé

O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (12), por volta de 0h40. Policiais militares foram acionados após receberem uma denúncia anônima que apontava para a localização de um integrante da maior organização criminosa do Estado, no bairro Itararé.

O denunciante informou que o homem tinha uma pistola em casa e havia recebido a missão de matar três PMs, como vingança pela morte de um criminoso, em Santos.

Os PMs foram até o apartamento indicado e foram recebidos pelo suspeito. Ao notar que se tratava de policiais, ele resistiu à prisão e apontou uma pistola na direção dos agentes, que intervieram. O homem foi atingido e levado ao Hospital Vicentino, mas não resistiu. A arma e o aparelho celular dele foram apreendidos e encaminhados para a perícia, bem como a arma dos policiais.

Conforme o órgão estadual, ele tinha passagem por roubo, associação criminosa, receptação e porte ilegal de arma. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio na Delegacia de São Vicente. Todas as circunstâncias dos fatos também serão investigadas. 

3° fase da Operação Verão

Foto: Reprodução

 

Durante a Operação Verão na Baixada Santista, iniciativa voltada ao combate à criminalidade e a garantia da segurança da população, 891 suspeitos foram presos, incluindo 344 procurados pela Justiça. Além disso, foram apreendidos 653,5 quilos de drogas e 90 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito. Até o momento, 43 pessoas morreram em confronto com a polícia. Segundo a SSP, todos os casos de mortes em confronto são rigorosamente investigados pela Polícia Civil e Militar, com acompanhamento do Ministério Público e Poder Judiciário.

A ação policial foi desencadeada no dia 18 de dezembro do ano passado. Porém, a 2° e 3° fase dela, que desencadeou um grande reforço policial, aconteceram após a morte do soldado da Rota, Samuel Wesley Cosmo, no dia 2 de fevereiro, em Santos. Kaíque Coutinho do Nascimento, conhecido como “Chip”, de 21 anos, foi preso em Uberlândia, Minas Gerais, e é acusado de matar o agente.