PUBLICIDADE

Região / Polícia

SSP retoma Operação Impacto na Baixada Santista

A ação policial tem previsão de início na quarta-feira (15). De acordo com o órgão, a ação já estava no planejamento da SSP, que aguardava o fim de duas outras grandes operações que estavam em andamento. 

 

Vídeo: Redes Sociais / Guilherme Derrite

Da redação

Após a onda de arrastões no último fim de semana, em São Vicente, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) anunciou a retomada da Operação Impacto nos municípios da Baixada Santista a partir de quarta-feira (15).

Nas redes sociais, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, disse que o policiamento no Litoral é prioridade.  (veja o vídeo acima)

De acordo com o órgão, a ação já estava no planejamento da SSP, que aguardava o fim de duas outras grandes operações que estavam em andamento: a do Enem, garantindo a segurança na aplicação das provas nas escolas paulistas, e a terceira fase da SULMaSSP, realizada nas divisas do estado com o Mato Grosso do Sul.

Os Policiais Militares que vão participar da ação ficarão no litoral paulista reforçando a segurança até o início da Operação Verão, prevista para dezembro.

Até dezembro, haverá aumento no policiamento e a continuidade nas ações desencadeadas pelas forças de segurança do estado na região para combater a criminalidade. As regiões mais críticas, com registros de ocorrências, também terão policiais do 2º Batalhão de Ações Especiais (Baep) atuando. O Comando de Choque da capital paulista também poderá ser empregado em ações específicas para apoiar as ações.

Com o início da operação, os policiais vão agir, principalmente, para combater o crime organizado e o tráfico de entorpecentes que, consequentemente, acabam impactando na redução de outros índices criminais.

A SSP tem adotado uma série de medidas para combater a criminalidade nas cidades do litoral paulista. Houve aumento de efetivo de policiais militares e ações desencadeadas em conjunto com a Polícia Civil para identificar e prender quadrilhas que atuam na região.

Novo Batalhão

A SSP também confirmou que a obra do novo Batalhão da Polícia Militar em Guarujá será retomada, após a empresa contratada não ter cumprido com as obrigações e ter abandonado o serviço. A segunda colocada na licitação vai assumir a construção da nova sede.

Com a finalização da obra, o 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM/I) será transferido para o novo prédio e, dessa forma, o atual edifício será readequado para receber a Companhia de Força Tática. “É o aumento real de efetivo, como era a promessa desde o início da gestão”, lembrou Guilherme Derrite. A previsão da SSP é alocar em Guarujá cerca de 150 policiais militares com a criação da Companhia.