Uma equipe das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) prendeu na noite desta terça-feira (26), um membro de uma facção criminosa suspeito de envolvimento no plano para sequestrar e matar o senador Sérgio Moro (União-PR), desarticulado em março de 2023. O suspeito foi encontrado em Itanhém.
De acordo com a Polícia Militar, ele teve participação significativa no esquema de sequestro do senador, sendo responsável por coletar informações sobre a rotina de Moro no Paraná. O homem, que estava foragido, tem uma extensa ficha criminal, com passagens por homicídio, receptação, formação de quadrilha, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
Este homem seria ligado a outro criminoso, preso pela Polícia Federal em março de 2023 por sua participação no planejamento do crime. O criminoso estava detido na Penitenciária II de Presidente Venceslau, no interior paulista, e foi morto em junho deste ano.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o criminoso, integrante da célula “restrita” (uma das mais violentas da facção) foi encontrado pelos policiais em um sítio, onde estava escondido. Durante a abordagem, foram apreendidos um documento falso e uma arma com a numeração raspada.
Em suas redes sociais o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, parabenizou a ação da PM.
“ROTA! Meus parabéns aos policiais por essa importante prisão em Itanhaém. O indivíduo era procurado por receptação, homicídio, porte de armas, formação de quadrilha, dano e roubo, além de ter sido apontado como o responsável pelo levantamento de informações no Paraná para o possível plano de sequestro do Senador Sérgio Moro”.
O Senador Sergio Moro compartilhou em suas redes sociais a pública do secretário de Segurança Pública de São Paulo com o momento da prisão do criminoso.