PUBLICIDADE

Região / Polícia

Recém-nascida é salva por policiais após se engasgar em Praia Grande

O caso aconteceu na madrugada de domingo (26). A mãe e a avó da bebê informaram que a menina estava há bastante tempo sem respirar.

 

Foto: Divulgação / Polícia Militar (PM)

Por Vinícius Farias

Uma bebê de apenas duas semanas foi salva por dois policias após se engasgar, em Praia Grande. O caso aconteceu na madrugada de domingo (26).

De acordo com a Polícia Militar (PM), os agentes Bruno e Gaspar estavam em patrulhamento, quando a mãe da criança, Luana da Silva, de 21 anos, e a avó, que iam em direção ao hospital pela Avenida dos Trabalhadores, na altura do bairro Vila Sônia, encontraram a viatura e pediram socorro aos policiais. Elas informaram que a menina estava há bastante tempo sem respirar.

Rapidamente os agentes realizaram a Manobra de Heimlich (manobra de desengasgo), que segundo a PM, foi primordial para que a recém-nascida chegasse ao Pronto Socorro (PS) Central, no bairro Guilhermina, onde foi atendida e liberada sem nenhuma sequela.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Como fazer a manobra?

Foto: Projeto de Extensão Universitária PROEX/UFF

Foto: Projeto de Extensão Universitária PROEX/UFF