A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que três unidades prisionais de São Vicente, na Baixada Santista, contabilizaram apreensões de materiais ilÃcitos com visitantes de detentos. As ocorrências aconteceram no momento da revista de familiares de presos para entrada nos estabelecimentos penais, no horário de visitas.
No sábado, 28, a companheira de um recluso do Centro de Detenção Provisória “Luis César Lacerda” de São Vicente foi surpreendida ao passar pela inspeção com o aparelho de escâner corporal. O equipamento mostrou irregularidades nas imagens captadas e ela admitiu que trazia droga consigo. Voluntariamente, ela retirou da região da cintura um invólucro que continha cerca de seis gramas de cocaÃna, e o entregou para as servidoras de plantão.
A mulher de 41 anos foi encaminhada para o primeiro distrito policial de São Vicente para registro de boletim de ocorrência e outros procedimentos legais de praxe.
Já no domingo, 29, a companheira de um sentenciado que cumpre pena na Penitenciária 2 de São Vicente, foi flagrada com aproximadamente 22 gramas de maconha. Após o escâner corporal mostrar anormalidades nas imagens da visitante de 23 anos, ela confessou que escondia droga em seu corpo. Voluntariamente ela retirou da área Ãntima um invólucro que continha o entorpecente e entregou para as funcionárias do presÃdio.
No mesmo dia, a companheira de um preso da Penitenciária 1 “Dr. Geraldo de Andrade Vieira” de São Vicente tentou entrar na unidade prisional com 58 gramas de maconha. Após passar pelo escâner corporal e o aparelho apontar irregularidades nas imagens capturadas, a mulher de 34 anos confirmou que trazia a droga em seu corpo e voluntariamente retirou da região Ãntima um invólucro com o ilÃcito, e o entregou para as agentes penitenciárias.
As visitantes foram conduzidas até a delegacia de polÃcia local para registro de boletim de ocorrência e demais trâmites legais.
Fotos: Divulgação/SAP