A prefeitura entregou os armamentos e funcionais para os agentes nesta sexta-feira (8), no Paço Municipal. A cidade conta atualmente com um efetivo de 513 integrantes entre homens e mulheres, sendo que 145 foram incorporados recentemente.
Da redação
A Prefeitura de Praia Grande entregou os armamentos e funcionais para os 145 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), nesta sexta-feira (8), no Paço Municipal.
Segundo a administração, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), a Polícia Federal (PF) liberou o porte de arma de fogo aos guardas que foram integrados à corporação recentemente. O procedimento teve início em setembro e foi finalizado em dezembro, garantindo que todo o efetivo da corporação conte com o porte de arma dentro e fora do serviço. A validade do ACT é de 10 anos e o restante do efetivo já havia passado pela renovação no início deste ano.
Para finalizar o procedimento, os guardas precisam atender a uma série de requisitos, como cumprir a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); ter conduta ilibada comprovada através de certidões criminais; estar apto no período de 1 ano ao curso de armamento e tiro; além de passar por avaliação psicológica.
Na ocasião, a prefeita Raquel Chini anunciou uma novidade que se somará aos policiais da Operação Verão: a vinda de oficiais da Academia do Barro Branco. “Serão 70 alunos oficiais e três oficiais que serão enviados pela primeira vez para Praia Grande e atuarão também nesse reforço. Tudo para que nossa população e nossos visitantes tenham um verão muito alegre”, contou.
Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, o trabalho, a responsabilidade e a persistência do comando da GCM e da Administração Municipal foram essenciais para finalizar todo o procedimento. “Trata-se de um processo minucioso e rigoroso, pois a corporação precisa estar devidamente preparada para portar o armamento. É uma responsabilidade muito grande e mais uma importante medida para garantir ainda mais segurança aos nossos moradores e turistas”.
Segundo a administração municipal, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande foi a primeira corporação da região a ter autorização para o porte de arma. O processo teve início em 2007 e em 2008 foi assinado o primeiro ACT, sendo renovado periodicamente conforme legislação pertinente.
De acordo com a prefeitura, a GCM conta atualmente com um efetivo de 513 integrantes entre homens e mulheres, sendo que 145 foram incorporados recentemente. Atualmente, outros vinte candidatos que foram convocados em segunda chamada, estão realizando curso de formação para também integrar a corporação no próximo ano. Assim, a GCM praia-grandense passará a contar com um efetivo de mais de 530 integrantes, superando até mesmo o efetivo da Polícia Militar na Cidade.